Podcasts são viciantes. Uma vez que as pessoas começam a ouvir podcasts, elas querem cada vez mais conteúdo, preenchendo seus dias e noites com novos episódios.
Dados do segundo trimestre deste ano da pesquisa Share of Ear, da Edison Research, sustentam essa afirmação. A pesquisa é feita com respondentes que mantêm um diário detalhado de um dia sobre tudo o que escutou de conteúdo de áudio. Participam da pesquisa os americanos com 13+ anos.
É possível então separar um grupo de pessoas que relataram ter passado algum tempo ouvindo podcasts no dia em que fizeram o diário e observar todas as fontes de conteúdo usadas por eles. Vale notar que este grupo representa uma parcela significativa de 21% do universo da pesquisa.
O gráfico abaixo mostra como os ouvintes de podcasts passam seu dia médio ouvindo todas as formas de áudio. Como se pode ver, entre aqueles que ouvem podcasts, este formato domina o tempo diário de consumo de conteúdo de áudio com uma fatia de 34% do total.
Depois dos podcasts, a segunda maior parte do tempo de escuta vai para o rádio – os ouvintes de podcasts gastam 21% do seu tempo diário de áudio com rádio. Isso é seguido pela música em streaming, com 17%.
Com mais da metade do tempo dedicado aos podcasts e ao rádio, estes percentuais sugerem também a preferência dos ouvintes de podcasts pelo conteúdo de áudio falado, uma busca por entretenimento e informação em um mundo apaixonante de múltiplas opções.
Fonte: Edison Research