A indústria de rádio está prestando mais atenção aos podcasts, de acordo com um novo relatório da Radio Television Digital News Association (RTDNA). Entre as estações pesquisadas, o número médio de podcasts produzidos é de 2,4 programas, enquanto o número típico (mediana) de podcasts produzidos por cada estação é de um.
“De forma esmagadora, 79,4% das estações relatam que estão transmitindo o mesmo número de podcasts este ano em comparação com o ano passado”, diz o relatório. “As estações não comerciais e as estações em mercados metropolitanos são as mais propensas a transmitir mais podcasts.”
A RTDNA afirma que o tamanho da equipe é a explicação mais provável. Nos maiores mercados — aqueles com um milhão ou mais de ouvintes potenciais — o número mediano de podcasts produzidos é de 3,7 programas. Isso se compara a grandes mercados (2,1 podcasts), mercados médios (2,6 podcasts) e mercados pequenos (2 podcasts). “Os podcasts continuam recebendo muito mais atenção no rádio do que nas estações de TV”, acrescenta o relatório.
Além dos podcasts, a pesquisa com diretores de notícias e gerentes gerais mostra que 38% afirmaram ter iniciado algo importante no digital, o que representa uma queda de 3,5% em relação ao ano anterior. Gerentes em grandes mercados (61,3%), estações não comerciais (56,9%) e aqueles com as maiores equipes (72%) são os mais propensos a dizer que iniciaram algo importante.
A pesquisa, realizada pela RTDNA e pela Newhouse School da Universidade de Syracuse, aponta que o foco principal das novas iniciativas das estações de rádio continua sendo o conteúdo. A maioria (56,5%) dos gerentes afirma que está dando prioridade a vídeos, podcasts, streaming e conteúdo esportivo. Cerca de um terço (32,4%) diz estar focado em organização, design e gestão. Isso inclui a criação de um site novo ou melhorado, dar mais atenção à otimização para motores de busca ou vendas, ou realizar concursos. Outros 11,1% estão trabalhando em aplicativos e boletins informativos.
O estudo, escrito pelos professores de jornalismo Bob Papper e Keren Henderson, investigou ainda a presença digital das emissoras que transmitem notícias locais e constatou que, embora 100% das estações não comerciais pesquisadas afirmem ter um site, nem todas elas têm. Ele destaca que o número de estações que não possuem um site até aumentou meio ponto percentual este ano. Elas são mais prováveis de estar em mercados pequenos, onde 5,4% das estações disseram que não têm um site, em comparação com 1,6% das estações de grandes mercados e 0,8% das estações de mercados médios. Nos mercados maiores, 100% das estações que transmitem notícias locais têm um site.
Interessante notar que, mesmo tendo um website, nem sempre as estações incluem nele as suas notícias locais – apenas 79,1% dos sites destas estações fazem isto, com os maiores mercados sendo os mais propensos a incluir esse tipo de conteúdo. “O único subgrupo que atingiu 100% foram aquelas estações com 10 ou mais profissionais de notícias de rádio.” diz o relatório.
A pesquisa foi conduzida no quarto trimestre de 2023, entre uma amostra aleatória de 4.764 estações de rádio e todas as 1.876 estações de televisão terrestre em operação. Respostas válidas foram obtidas de 631 diretores de notícias de rádio e gerentes gerais, representando 1.902 estações de rádio.
O relatório pode ser baixado aqui.
Fonte: Inside Radio / RTDNA