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Audiência de podcasts segue alta e YouTube se consolida como plataforma de descobertas

23/09/2024 | Podcasting

O estudo Podcast Landscape 2024, da Sounds Profitable, entrevistou 5.071 americanos com 18 anos ou mais e se destaca como o maior estudo de consumo de podcasts publicamente disponível nos EUA.

Projetado para fornecer estimativas de audiência mais confiáveis e dados para direcionar a indústria, o estudo destacou os seguintes pontos:

  • Os podcasts alcançam a maioria (53%) dos americanos com 18 anos ou mais todos os meses.
  • O meio continua a ter um índice alto entre pessoas de 18 a 54 anos e audiências multiculturais.
  • Mulheres e pessoas com 55 anos ou mais representam as áreas de crescimento mais significativas para o meio – enquanto a composição etária dos ouvintes de podcasts mudou levemente para uma faixa etária mais avançada em comparação com 2023, 58% dos não consumidores têm 55 anos ou mais.
  • O podcasting continua gerando novos sucessos. Embora Joe Rogan ainda esteja no topo de qualquer ranking de podcasts, há cinco novos participantes entre os 20 podcasts favoritos deste ano.
  • Alguns desses novos favoritos foram impulsionados pelo consumo de podcasts no YouTube, e hoje o YouTube é citado como uma fonte de descoberta de podcasts por 52% dos consumidores de podcasts, ficando em segundo lugar, atrás apenas de recomendações (56%).
  • Houve uma mudança significativa nas percepções dos não consumidores, o que pode gerar oportunidades para o podcasting. De um ano para o outro, o interesse pelos benefícios percebidos do podcasting cresceu significativamente, liderado por “ouvir discussões sobre temas de interesse” (um aumento de 13 pontos percentuais), “aprender sobre novos hobbies” (um aumento de 12 pontos percentuais) e “ouvir programas que acompanham séries de TV ou filmes” (um aumento de 8 pontos percentuais).

O alcance dos podcasts neste ano está praticamente no mesmo patamar do ano anterior, indicando, talvez, um possível fim do ciclo de crescimento.

As razões para ouvir um podcast também se mantiverem parecidas de uma ano para outro. As principais são a busca por um repertório maior de conhecimento e a possibilidade de se ouvir o podcast enquanto se desempenha outras atividades.

O estudo destaca ainda que apenas a metade dos ouvintes que experimentaram ouvir um podcast se tornaram um ouvinte semanal.

Dentre os ouvintes de podcasts mensais ou semanais, cerca de 6 em cada 10 acompanham e escutam regularmente 3 ou mais shows.

Descontando-se as recomendações pessoais, o YouTube é a fonte mais utilizada para se descobrir novos podcasts. Crescendo ano a ano, já alcança mais da metade do público de podcasts.

O estudo pode ser baixado aqui.

Fonte: The Podcast Landscape 2024, Sounds Profitable

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