A edição mais recente da pesquisa Share of Ear, da Edison Research, mostrou o crescimento do consumo de conteúdo de áudio falado na última década em todas as faixas etárias no mercado americano. Esta categoria inclui conteúdos como notícias, programas de entrevistas, esportes e podcasts. A pesquisa abrange várias plataformas, como rádio, serviços de streaming, podcasts e audiolivros.
Mas foi a Geração Z e os Millennials que se destacaram e impulsionaram com maior força este crescimento. De acordo com a pesquisa, jovens de 13 a 34 anos agora passam 23% de seu tempo diário de escuta com conteúdo falado, mais que o dobro dos 11% registrados há uma década.
Esta mudança de hábitos diminuiu o gap geracional que havia, há dez anos, entre os mais jovens e aqueles com 35 anos ou mais. Os novos dados mostram que a diferença entre estes grupos etários caiu de mais de 10 pontos percentuais para apenas 5.
Nos últimos nove anos, a participação dos programas falados no tempo total de consumo de conteúdo de áudio aumentou 55% – chegou a 48% em 2023, contra 39% entre 2014 e 2015.
O tempo diário de consumo de conteúdo áudio falado em casa aumentou de 27 minutos em 2014 para 41 minutos em 2023, com dispositivos móveis sendo agora o principal meio de consumo. Embora 41% ainda ouçam via rádio tradicional em casa, 11% recebem o streaming de suas estações de rádio AM/FM favoritas em dispositivos móveis ou smart speakers.
Nos carros, o rádio AM/FM continua sendo dominante, representando 62% do consumo de áudio falado, com pico de escuta durante os trajetos matinais para o trabalho.
O principal motor dessas mudanças de hábitos foram os podcasts, formato abraçado pelas gerações mais jovens.
Em 2017, o rádio AM/FM tinha uma participação dominante de 66% no mercado de áudio falado, enquanto os podcasts representavam apenas 13%. No entanto, dados anteriores da Share of Ear mostram que a participação do rádio caiu para 43% em 2024, com o podcasting subindo para 36%, impulsionado pelas diferenças geracionais.
Entre os ouvintes de 13 a 64 anos, os podcasts já lideram com 41% em comparação com os 39% do rádio. Para aqueles com 65 anos ou mais, o rádio ainda domina com 66%, enquanto os podcasts representam 13%.
Fonte: Radio Ink / Edison Research