A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) divulgou recentemente o estudo “A Força do Meio Rádio em Santa Catarina”, uma pesquisa com 1.500 entrevistados, com 15 anos ou mais, moradores em cidades de pequeno, médio e grande porte no estado.
A pesquisa é uma importante iniciativa para conhecer melhor e de forma objetiva o mercado brasileiro. Para Fábio Bigolin, presidente da ACAERT, “A pesquisa é importante para que a sociedade, cada vez mais, reconheça o rádio como um veículo fundamental de comunicação. Essencial na comunicação do catarinense e do brasileiro.”.
Os resultados da pesquisa mostram que 8 em cada 10 catarinenses ouvem rádio, um alcance semelhante aos apontados pelo estudo de abrangência nacional da Kantar, o Inside Audio 2024, e pelos estudos recentes da AGERT no Rio Grande do Sul e do MIDIACOM-RJ no Rio de Janeiro. A coerência dos dados entre estas pesquisas vai além do alcance e oferecem uma boa referência de como o rádio é consumido no Brasil.
No estudo catarinense, as principais conclusões são:
- Em 14 dias o rádio alcança cerca de 8 em cada 10 pessoas, 76% da população.
- A maioria dos ouvintes de rádio está na faixa de 25 a 59 anos – são 66% dos ouvintes. Os mais novos, de 15 a 24 anos, representam 14% do público, enquanto, os mais velhos, com 60 ou mais anos, representam 19%.
- O alcance é superior a 73% em todas as faixas de renda, chegando à 84% na faixa de 2 a 5 salários mínimos.
- Mais da metade dos ouvintes ouvem rádio em casa ou no trabalho, enquanto 40% ouvem no carro e 20% no celular. As plataformas digitais representam 18% da audiência do rádio e 25% do alcance.
- Com 60% dos entrevistados dizendo que confiam no rádio, ele é o meio com maior credibilidade tanto entre as mídias tradicionais quanto nas digitais (veja o gráfico abaixo).
- Para 65% dos entrevistados o locutor é um influenciador.
- O Sertanejo lidera como estilo musical preferido por 57% dos entrevistados. Seguem a Gauchesca (24%) e o Gospel (24%).
Veja também:
- O conteúdo de áudio alcança quase todos os brasileiros e o rádio é a maior parte desta audiência
- Estudo revela o perfil da audiência do rádio no Rio Grande do Sul
- Pesquisa mostra o perfil do ouvinte de rádio no Rio de Janeiro
A pesquisa poed ser baixada aqui.
Fonte: ACAERT