Um importante estudo da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e do IRP Rádios, entrevistou 1.500 pessoas, com 15+ anos, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de levantar informações de audiência do meio rádio em todas as suas atuais plataformas.
Os resultados mostraram que 88% dos gaúchos ouvem rádio, ou seja, o rádio alcança cerca de 9 em cada 10 pessoas, com penetração alta em todas as faixas etárias e de renda familiar. O tempo médio de audiência dos ouvintes também é alto: cinco horas e meia de segunda à sexta e sete horas nos sábados e nos domingos.


O estudo investigou ainda o tipo de conteúdo consumido pelos ouvintes. As preferências foram a Música (74%), as Notícias (72%) e o Esporte (56%).
Outra constatação foi o alcance dos podcasts. Cerca de 3 em cada 10 entrevistados (27%) afirmaram que costumam ouvir podcasts.
O estudo destacou ainda a credibilidade do meio rádio, considerado como “confiável” por 81% dos entrevistados. Dentre os meios de comunicação, o rádio foi considerado como o mais confiável por 64% dos entrevistados e é seguido pela televisão (42%), o jornal (35%) e pela internet (16%).

Interessante notar que o aparelho tradicional AM/FM ainda é o dispositivo mais utilizado para ouvir rádio, superando com folga alternativas digitais.

A pesquisa foi realizada na segunda quinzena de julho deste ano.
Fonte: AGERT / IRP Rádios