A pesquisa trimestral Share Of Ear, da Edison Research, é um levantamento dos hábitos de consumo de conteúdo em áudio no mercado americano.
Segundo a Edison, embora os podcasts e outras fontes de áudio falado recebam bastante atenção na mídia, cerca de três quartos (74%) do tempo médio diário de audiência do ouvinte é dedicado à música.
O gráfico abaixo mostra a distribuição do tempo gasto consumindo conteúdo musical, indicando a fatia que corresponde a cada uma das várias plataformas que concorrem para isto.
Para os ouvintes com 13 anos ou mais nos EUA, 32% do tempo dedicado à música é gasto com o rádio AM/FM (ou com o streaming destas emissoras) tornando o rádio a principal fonte de conteúdo musical.
Os serviços de streaming, como Spotify, Apple Music, Amazon Music, Pandora e YouTube Music, vêm logo em seguida, com 28%. O YouTube, para música e videoclipes, representa 18% do tempo diário de audição de música.
Outros 9% são dedicados ao SiriusXM (o rádio por satélite americano), 9% à música própria (como vinil, CDs ou arquivos digitais baixados) e 3% aos canais de música na TV (como o Music Choice ou o Stingray).
Vale lembrar que esses dados são para ouvintes com 13 anos ou mais. Se considerarmos apenas os ouvintes entre 13 e 64 anos, o streaming ultrapassa o rádio AM/FM por um ponto percentual, representando 31% do tempo de audição musical nesse grupo, enquanto o AM/FM representa 30%.
Fonte: Edison Research