A Consumer Electronics Show (CES) de 2025 marcou uma virada significativa na indústria da tecnologia, com a inteligência artificial (IA) assumindo o protagonismo, em detrimento do hardware. A feira em Las Vegas não só exibiu gadgets inovadores e televisores impressionantes, mas também promoveu um debate crucial sobre o impacto da IA no nosso mundo. Este ano, a CES foi um ponto de inflexão, demonstrando que a IA não é mais um conceito futurista, mas sim uma realidade que está moldando diversas indústrias.
A Jacobs Media, em parceria com o Inside Radio, destacou as principais novidades e tendências apresentadas na CES. Os tópicos mais relevantes para o rádio são apresentados a seguir.
A corrida pela supremacia da IA
Gigantes da tecnologia como Google, LG Electronics e Samsung apresentaram uma variedade impressionante de aplicações de IA. A Samsung, por exemplo, organizou um evento com o tema “IA para todos”, enquanto o Google demonstrou um novo Assistente do Google com IA que permite aos usuários controlarem a televisão com a sua simples presença. A Nvidia, por sua vez, anunciou uma parceria com a Toyota para integrar os seus chips e software de condução autônoma em vários modelos da marca.
Transformando espaços e experiências
A LG Electronics apresentou a sua visão para experiências de cliente baseadas em IA, com o tema “Life’s Good 24/7 com Inteligência Afetuosa”. A empresa pretende integrar a IA nos espaços físicos, oferecendo uma oportunidade de “remodelar o conceito de espaço”. Isso inclui a personalização da experiência no carro, onde a IA é capaz de entender e interagir com os ocupantes, ajustando-se às suas rotinas e oferecendo soluções como o desvio para um café caso o usuário tenha se esquecido da sua caneca favorita ou a conexão a uma videoconferência se o usuário estiver atrasado para uma reunião.
IA na indústria automobilística
BMW, Mercedes Benz, Honda, Hyundai e Toyota estão integrando a IA em todos os aspetos dos seus veículos, desde os painéis até os sistemas de direção. Esta tendência tem implicações significativas para como o rádio se adapta às capacidades de personalização da IA e como os carros conectados “aprendem” os hábitos de escuta de rádio dos seus ocupantes. Isto coloca desafios adicionais para as rádios, que terão de trabalhar mais arduamente para estabelecer uma conexão com o motorista.
Publicidade exterior e personalização
A LG também apresentou uma solução de publicidade exterior que usa IA para identificar e analisar o comportamento do consumidor. Câmeras em displays exteriores, como pontos de ônibus, são capazes de aproximar a demografia das pessoas que olham para ela e catalogar essa informação para os anunciantes. Esta tecnologia é preditiva e não reativa, capaz de antecipar as necessidades e ações do usuário.
IA no áudio: uma ferramenta para a criação
No setor de áudio, a conversa na CES não foi sobre como a IA pode substituir o talento humano, mas como pode auxiliá-lo na criação de conteúdo. Com os ouvintes procurando uma conexão genuína e toque humano, a IA desempenha um papel relevante na criação de um loop de feedback para melhorar a experiência deles. Por exemplo, e-mails, mensagens diretas e outros feedbacks dos ouvintes são agregados num único lugar, facilitando a resposta ao envolvimento dos fãs.
A SirisXM e o áudio no carro
A SiriusXM reafirmou o foco no carro como o seu mercado principal, pois é onde tem maior força. A empresa planeja também expandir-se para áreas como o streaming, podcasting e vídeo para apoiar o seu negócio principal.
Um futuro impulsionado pela inovação
A CES 2025 demonstrou a rapidez da inovação nas últimas duas décadas, tanto na forma como os consumidores ouvem quanto na forma como as pessoas criam áudio. As aplicações de IA apresentadas em Las Vegas estão em desenvolvimento acelerado. O tempo de espera para ver como as coisas se desenvolvem já acabou. Agora, é tempo de agir e integrar a tecnologia nas operações atuais.
Fonte: Inside Radio