A HigherVisibility realizou uma pesquisa com usuários de smartphones no mercado americano em janeiro deste ano. O propósito foi analisar como eles estão utilizando os assistentes pessoais virtuais com comandos de voz em seus celulares.
O estudo mostrou que uma parcela significativa (28,7%) dos usuários ainda não utiliza os assistentes virtuais dos smartphones. Porém, 22% dos pesquisados afirmaram usar o recurso diariamente.
Cerca de um terço dos entrevistados disseram que utilizam comandos de voz para fazer buscas por considerar mais prático do que digitar. Por outro lado, mais da metade dos entrevistados disseram que utilizam as assistentes virtuais enquanto estão dirigindo. De fato, cerca de um em cada quatro entrevistados afirmaram que usam comandos de voz quando estão impossibilitados de digitar ou olhar para o celular no momento.
As solicitações mais frequentes feitas pelos usuários aos assistentes virtuais incluem pedir para tocar uma música, gerenciar o despertador, checar a previsão do tempo e outras (ver gráfico abaixo). Também faz parte desta lista das 10 mais, solicitar informações sobre a música que está tocando no rádio.
Veja também: Assistentes pessoais comandados por voz podem mudar o perfil do consumo de áudio
Fonte: eMarketer