Em uma pesquisa da Strategy Analytics com proprietários de carros que tinham o sistema Apple CarPlay ou o Android Auto, foi perguntado o que eles ouviam predominantemente no veículo, se o rádio AM/FM ou uma destas plataformas de infotainment.
Dentre os proprietários do sistema Apple CarPlay, as respostas se dividiram da seguinte forma:
- 25% usam o CarPlay para todas as suas necessidades de áudio;
- 34% usam algum app de música ou podcast no CarPlay na maioria das vezes e o rádio AM/FM apenas em algumas ocasiões;
- 23% disseram que usam sempre ou na maioria das vezes o rádio AM/FM.
No caso dos usuários do Android Auto, as respostas foram:
- 23% usam o Android Auto para todas as suas necessidades de áudio;
- 17% usam algum app de música ou podcast no CarPlay na maioria das vezes e o rádio AM/FM apenas em algumas ocasiões;
- 37% disseram que usam sempre ou na maioria das vezes o rádio AM/FM.
A pesquisa foi realizada no mercado americano nos meses de março e abril e 71 usuários do CarPlay e 30 do Android Auto completaram o questionário. Apesar da amostra ser pequena e de não ter sido divulgada a margem de erro, os resultados são, ao menos, indicadores dos possíveis impactos destas tecnologias nos hábitos de consumo de áudio nos carros.
Fonte: Jacobs Media / Strategy Analytics