Anunciado há pouco mais de um mês, o Sponsored Messages está sendo descontinuado pela VoiceLabs. O sistema funcionava como uma ad network voltada para a plataforma de voz da Alexa, a assistente pessoal virtual da Amazon.
Segundo a VoiceLabs, o motivo foi a mudança na política da Amazon. Em abril, a Amazon proibiu explicitamente a inserção de publicidade na plataforma da Alexa. Mais tarde, em maio, a companhia esclareceu que a proibição incluía também a interatividade com fins publicitários como, por exemplo, sugerir que o usuário faça perguntas ou solicite mais informações sobre algum produto ou promoção. Como esta restrição atingia cerca de 77% dos apps de voz (“skills”) existentes na Alexa, a VoiceLabs decidiu descontinuar o Sponsored Messages.
Entretanto, a restrição da Amazon tinha três exceções: os serviços de música online, o resumo de notícias (flash briefing) e o rádio. Se a plataforma já era promissora para o rádio, ficou mais ainda com a criação desta espécie de “reserva de mercado”.
Fonte: Voicebot