Lançados pela Sony, os primeiros Walkmans chegaram às lojas no Japão em 1 de julho de 1979 e custavam, em valores de hoje, cerca de US$ 500. Os dispositivos chegaram aos EUA apenas um ano depois e se tornaram um marco na mudança da cultura do consumo de música.
A música, antes ouvida apenas em casa, passou a acompanhar o ouvinte em todos os lugares, no carro, caminhando na rua, no transporte público ou no trabalho.
40 anos depois, as pessoas estão acostumadas a ouvir músicas (e agora também podcasts) onde quer que estejam. Graças aos smartphones, serviços de streaming e fones de ouvido sem fio, a música agora é mais portátil do que nunca.
A linha do tempo a seguir mostra vários marcos desde o primeiro Walkman até hoje, com a portabilidade e mobilidade total da música.
De acordo com a edição mais recente do estudo IFPI Music Consumer Insight, para o qual foram pesquisadas 19.000 pessoas de 18 países em 2018, a música está em todos os lugares e em todas as situações.
Fonte: RAIN / Statista