RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

40 anos do Walkman: a evolução da portabilidade da música em uma linha do tempo

02/07/2019 | Tecnologia

Lançados pela Sony, os primeiros Walkmans chegaram às lojas no Japão em 1 de julho de 1979 e custavam, em valores de hoje, cerca de US$ 500. Os dispositivos chegaram aos EUA apenas um ano depois e se tornaram um marco na mudança da cultura do consumo de música.

A música, antes ouvida apenas em casa, passou a acompanhar o ouvinte em todos os lugares, no carro, caminhando na rua, no transporte público ou no trabalho.

40 anos depois, as pessoas estão acostumadas a ouvir músicas (e agora também podcasts) onde quer que estejam. Graças aos smartphones, serviços de streaming e fones de ouvido sem fio, a música agora é mais portátil do que nunca.

A linha do tempo a seguir mostra vários marcos desde o primeiro Walkman até hoje, com a portabilidade e mobilidade total da música.



De acordo com a edição mais recente do estudo IFPI Music Consumer Insight, para o qual foram pesquisadas 19.000 pessoas de 18 países em 2018, a música está em todos os lugares e em todas as situações.



Fonte: RAIN / Statista

Posts Relacionados
Mídia Clipping 2025 12
Mídia Clipping 2025 12

ElevenLabs lança o Iconic Marketplace para licenciamento de vozes históricas O marketplace é uma plataforma que conecta empresas e criadores interessados em licenciar vozes icônicas aos detentores de direitos de imagem...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.