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Audiência em casa retorna aos níveis pré-pandemia após um longo período de pico

02/03/2025 | Carro Conectado, Podcasting, Rádio Online, Rádio OTA, Serviços de Música

Uma análise do consumo de conteúdo de áudio nos EUA revela, de forma semelhante ao caso brasileiro, uma predominância histórica do consumo em casa. A pesquisa Share of Ear, da Edison Research, acompanhou essa tendência, que se intensificou drasticamente com a pandemia de 2020. Ouvir em casa atingiu o pico no quarto trimestre de 2022, mantendo-se alto por mais de dois anos após os lockdowns iniciais. Apesar de um retorno gradual aos padrões anteriores em 2023, o consumo de áudio doméstico continua significativo. Os dados de 2024 indicam um certo regresso à normalidade nos hábitos de consumo de áudio.

Ao longo de uma década, a Share of Ear rastreou a quantidade total de áudio ouvida por americanos com 13 anos ou mais. Embora muitos aspectos da audição tenham mudado drasticamente, desde as plataformas que os consumidores estão usando até o conteúdo que ouvem, sempre foi verdade que a maioria das audições ocorre em casa. Historicamente, era uma margem pequena, mas bastante consistente.

Quando o mundo mudou no início de 2020, o mesmo aconteceu com a escuta de áudio. De repente, se ouvia muito mais áudio em casa do que em todos os outros locais (50 minutos a mais por dia, no pico).

Essa tendência continuou muito depois dos lockdowns oficiais, talvez, sustentada pelo home office que ainda se manteve em muitos casos.

Na verdade, a audição em casa não atingiu o pico até o quarto trimestre de 2022, dois anos e meio depois. Durante esse ano, mesmo quando a audição em outros locais começou a aumentar lentamente novamente, ainda ouvíamos mais de 2 horas e meia de áudio em casa todos os dias.

A predominância da audiência em casa só começou a cair em 2023 e retornou ao patamar pré-pandemia agora em 2024.

Os lugares de audiência do rádio no Brasil

Segundo o estudo Inside Audio 2023 da Kantar IBOPE Media, a maior parte da audiência do rádio no Brasil ocorre em casa.

Seja realizando atividades cotidianas ou trabalhando em home office, 65% da audiência do rádio, nas principais regiões metropolitanas do Brasil, ocorre em casa. Outros 36% ocorre no carro e em outros meios de transporte. Aqueles que ouvem rádio no trabalho presencial representam 12% da audiência. Se deslocando a pé em ambientes abertos são 4%. Ouvindo em outros contextos são também 4%.

Fonte: Edison Research / Kantar IBOPE Media

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