Uma análise do consumo de conteúdo de áudio nos EUA revela, de forma semelhante ao caso brasileiro, uma predominância histórica do consumo em casa. A pesquisa Share of Ear, da Edison Research, acompanhou essa tendência, que se intensificou drasticamente com a pandemia de 2020. Ouvir em casa atingiu o pico no quarto trimestre de 2022, mantendo-se alto por mais de dois anos após os lockdowns iniciais. Apesar de um retorno gradual aos padrões anteriores em 2023, o consumo de áudio doméstico continua significativo. Os dados de 2024 indicam um certo regresso à normalidade nos hábitos de consumo de áudio.
Ao longo de uma década, a Share of Ear rastreou a quantidade total de áudio ouvida por americanos com 13 anos ou mais. Embora muitos aspectos da audição tenham mudado drasticamente, desde as plataformas que os consumidores estão usando até o conteúdo que ouvem, sempre foi verdade que a maioria das audições ocorre em casa. Historicamente, era uma margem pequena, mas bastante consistente.

Quando o mundo mudou no início de 2020, o mesmo aconteceu com a escuta de áudio. De repente, se ouvia muito mais áudio em casa do que em todos os outros locais (50 minutos a mais por dia, no pico).
Essa tendência continuou muito depois dos lockdowns oficiais, talvez, sustentada pelo home office que ainda se manteve em muitos casos.
Na verdade, a audição em casa não atingiu o pico até o quarto trimestre de 2022, dois anos e meio depois. Durante esse ano, mesmo quando a audição em outros locais começou a aumentar lentamente novamente, ainda ouvíamos mais de 2 horas e meia de áudio em casa todos os dias.
A predominância da audiência em casa só começou a cair em 2023 e retornou ao patamar pré-pandemia agora em 2024.
Os lugares de audiência do rádio no Brasil
Segundo o estudo Inside Audio 2023 da Kantar IBOPE Media, a maior parte da audiência do rádio no Brasil ocorre em casa.
Seja realizando atividades cotidianas ou trabalhando em home office, 65% da audiência do rádio, nas principais regiões metropolitanas do Brasil, ocorre em casa. Outros 36% ocorre no carro e em outros meios de transporte. Aqueles que ouvem rádio no trabalho presencial representam 12% da audiência. Se deslocando a pé em ambientes abertos são 4%. Ouvindo em outros contextos são também 4%.

Fonte: Edison Research / Kantar IBOPE Media