As receitas publicitárias da internet atingiram um nível recorde no mercado americano em 2023, e o Interactive Advertising Bureau (IAB) afirma que, pelo segundo ano consecutivo, nenhum segmento do mercado cresceu mais rapidamente do que o áudio digital.
O IAB diz que o áudio digital – que inclui podcasts, streaming de rádio e serviços de música online – teve um crescimento de 18,9% em 2023 sobre o ano anterior, continuando a superar outros formatos, com um total de receita de US$ 7 bilhões. A receita em 2022 foi de US$ 5,9 bilhões e foi mais que o dobro dos US$ 3,1 bilhões registrados em 2020.
O IAB lançará dados específicos de podcasts em maio, mas o crescimento do conteúdo de áudio falado acelerou os ganhos da receita do áudio digital. A IAB também aponta para mais americanos optando por gastar diretamente com serviços de streaming.
Embora a publicidade de áudio digital permaneça o segmento de publicidade online de crescimento mais rápido, ela ainda representa uma pequena fatia do mercado geral. O estudo IAB Internet Advertising Revenue Report 2024, que foi lançado em parceria com a PwC, calcula que o áudio digital capturou 3,1% do mercado publicitário digital total no ano passado. Embora isso represente um aumento de 41% em relação à participação de 2,2% em 2020, o tamanho do áudio digital significa que provavelmente continuará a se beneficiar do crescimento de dois dígitos em 2024.
Entretanto, o estudo observa que a taxa de crescimento de 2023 ficou ligeiramente atrás do aumento de 20,9% registrado em 2022 – os próximos meses revelarão se isso foi um indicativo de um mercado amadurecido ou simplesmente o impacto de um mercado publicitário instável que os editores de áudio enfrentaram no ano passado.
A expansão robusta do áudio digital ocorreu enquanto a receita publicitária da internet como um todo atingiu um recorde de US$ 225 milhões, aumentando 7,3% de 2022 para 2023. “Apesar dos temores de inflação, taxas de juros em máximas históricas e contínuas agitações globais, a indústria de publicidade digital dos EUA continuou sua trajetória de crescimento em 2023”, disse David Cohen, CEO do IAB. “Para 2023, os vencedores foram a mídia de varejo, CTV e áudio, que viram o maior crescimento.”
Segundo o IAB, a receita publicitária em vídeo cresceu 10,6% no ano passado, atingindo US$ 52,1 bilhões em 2023. A TV conectada (CTV) e OTT (over the top/streaming) geraram 42% da receita, e o IAB projeta que a CTV/OTT será o canal de mídia de crescimento mais rápido em 2024. O crescimento deste segmento representa uma oportunidade também para os podcasters que, cada vez mais, abraçam o vídeo em suas produções.
Os dados de 2023 mostram ainda que, após um período de crescimento mais lento da receita em 2022, a publicidade em mídia social se recuperou com um aumento de 8,7% em relação ao ano anterior.
Ao mesmo tempo, busca e displays digitais, que embolsaram dezenas de bilhões de dólares em receita, agora estão mostrando taxas de crescimento anual relativamente modestas. O IAB diz que os gastos com anúncios em display aumentaram 4% no ano passado, enquanto a receita de busca subiu 5,2%.
A publicidade está passando por uma rápida transformação, impulsionada por canais que oferecem audiências endereçáveis em larga escala e mensagens personalizadas que respeitam critérios de privacidade. Esses canais, equipados com grandes conjuntos de dados first-party, modelos contextuais sofisticados e capacidades de medição nativas, ganharam uma vantagem competitiva na indústria.
Para 2024, o IAB prevê que continuarão valendo as mesmas tendências identificadas no ano passado:
- Práticas de publicidade que respeitam a privacidade não devem ser vistas como uma tendência temporária, mas como uma mudança permanente. A adaptabilidade e a inovação da indústria serão cruciais para prosperar dentro do ecossistema de “Privacy by Design”.
- As plataformas de mídia social estão buscando inovações que fundem comércio social, tecnologia de realidade e marketing de influenciadores para impulsionar maior engajamento e conversões.
- A IA generativa está otimizando vários elementos de publicidade por meio de geração de ideias orientada por insights, conteúdo personalizado e otimização em tempo real. As empresas líderes estão adotando agressivamente a IA para substituir as referências que alimentam a personalização e a medição, como o Performance Max do Google e o Advantage+ do Meta.
Baixe o estudo completo do IAB aqui.
Fonte: IAB / Podcast News Daily