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TechSurvey mostra como os ouvintes de rádio estão digitalizando seus hábitos

06/05/2024 | Rádio Online, Rádio OTA

A TechSurvey é uma pesquisa anual realizada pela Jacobs Media com ouvintes de rádio. A maioria dos respondentes fazem parte dos bancos de dados das rádios participantes. A edição 2024 da pesquisa contou com mais de 31 mil entrevistas com ouvintes de 500 rádios comerciais dos EUA e Canadá. Por ser dirigida a estes ouvintes, estatisticamente, a pesquisa não representa a totalidade da população norte americana, porém, é uma enquete ampla o suficiente para ser um bom indicador de tendências.

Segundo a Jacobs Media, as principais conclusões da pesquisa deste ano foram:

  • A radiodifusão tem seus desafios – uma audiência envelhecida, mais opções (especialmente no carro) e muitos trabalhadores que não vão mais ao escritório. Ainda assim, o meio está demonstrando estabilidade e resiliência.
  • As principais razões para a erosão da audiência do rádio continuam sendo menos tempo nos carros e mudanças no estilo de vida, mas outras opções de áudio permanecem como o principal obstáculo.
  • A conexão com o ouvinte e o caráter local do rádio são diferenciais em relação aos podcasts, serviços de streaming e coleções pessoais de música. E ambas as características ganham importância novamente neste ano.
  • Por seis anos, comunicadores continuam a superar a música na preferência da emissora e uma nova série de perguntas revela que a maioria dos fãs deseja uma conexão mais profunda com os apresentadores da rádio.
  • As pontuações de recomendação do Net Promoter (um índice que indica o quanto um produto, serviço ou empresa tende a ser recomendado) caem novamente em 2024, mas ainda estão acima da média de 20 anos.
  • Mesmo os fãs de rádio subestimam grosseiramente a porcentagem de americanos que ouvem estações AM/FM semanalmente.
  • Os ouvintes centrais de rádio são altamente céticos e temem a IA. Eles são especialmente contra a ideia de bots substituírem apresentadores humanos.
  • Enquanto a audição digital de estações de rádio de radiodifusão está estagnada, ela continua sendo a forma preponderante pela qual muitos ouvem.
  • Os aparelhos de rádio tradicionais continuam a desaparecer das casas, mas os aplicativos móveis das rádios e a posse de smart speakers estão se tornando mais proeminentes.
  • A maior parte da audição de rádio entre os Millennials e a Geração Z ocorre nos carros.
  • O Bluetooth continua sendo o recurso de mídia para carro mais desejável, mas tanto FM quanto AM têm mantido sua atratividade.
  • Os aplicativos móveis de rádio estão se tornando mais onipresentes e recebem avaliações excelentes daqueles que os utilizam.
  • A hierarquia das redes sociais está principalmente estável, mas o Twitter/X registrou perdas ano após ano.
  • As preocupações com taxas de assinatura continuam a aumentar ao memso tempo em que se valoriza o fato de que o rádio AM/FM é gratuito.
  • A presença em concertos foi robusta no ano passado, e os consumidores estão gastando dinheiro para viajar para shows a longa distância e comprar mercadorias de artistas.

Os gráficos a seguir mostram o comportamento dos principais indicadores avaliados pela pesquisa.

Fonte: TechSurvey 2024 / Jacobs Media

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