RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

MídiaClipping Edição 2024 4

09/05/2024 | Mercado, Tecnologia

Bem-vindo a mais uma edição do MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.

Tópicos que mantêm você informado. Leia os títulos e saiba quais são os assuntos do momento, leia o resumo e tenha conhecimento dos pontos essenciais ou click no link e veja o conteúdo original de forma integral.


Consumo de áudio online é habitual para a maioria dos americanos

A edição 2024 da pesquisa mostrou como o streaming de áudio de conteúdo disponível apenas na internet ou do simulcast de rádios AM/FM se tornou habitual para a maioria da população americana – cerca de 7 em cada 10 ouvem conteúdo via streaming semanalmente. Leia Mais

Mercado de audiobooks segue em expansão nos EUA

A pesquisa Infinite Dial 2024 mostrou que cerca de 2 em cada 5 americanos (38%) ouviu um audiobook em 2023, três pontos percentuais a mais que no ano anterior (35%). Leia Mais

Celulares com planos pós-pagos superam pré-pagos em fevereiro

Pela primeira vez na história, os celulares com planos pós-pagos são maioria no Brasil. Leia Mais

FCC aprova transmissões diferenciadas por repetidoras e viabiliza geo-targeting no FM

A FCC adotou oficialmente o geo-targeting no FM. A mudança permitirá que emissoras FM transmitam conteúdo geograficamente direcionado, em parte do tempo, usando repetidoras. Uma possível aplicação é a veiculação de comerciais diferentes nas áreas das repetidoras. Leia Mais

Alcance dos podcasts na faixa 18-34 anos está mesmo patamar da TV

Para jovens adultos de 18 a 34 anos, os podcasts são quase tão populares quanto a televisão, afirma Pierre Bouvard da Cumulus Media e Westwood One, analisando os dados da Infinite Dial 2024. 48% dos jovens adultos de 18 a 34 anos ouvem podcasts todas as semanas, quase o mesmo que a TV que está em 50%. Leia Mais

Anúncios de podcast superam CTV e YouTube em atenção e outras métricas de performance

A TV conectada tem despertado interesse entre os anunciantes à medida em que a audiência migra da TV aberta, mas um novo estudo da Sounds Profitable afirma que uma maneira mais eficaz de usar os bilhões de dólares em anúncios que estão sendo liberados é através de podcasts. O estudo mostrou que anúncios de podcast apresentaram resultados melhores em métricas como intenção de compra, reconhecimento de marca e favorabilidade, já que os ouvintes prestam mais atenção aos anúncios de áudio do que os espectadores de CTV ou YouTube. Leia Mais

New York Times pode se tornar uma das maiores empresas do mundo de notícias em áudio

A partir deste mês, 10% dos usuários do site do New York Times, do seu aplicativo de notícias e do seu aplicativo de áudio terão acesso às novas narrações de artigos por vozes sintéticas geradas por inteligência artificial. Por enquanto, o NYT vê os artigos narrados como uma oportunidade para aumentar o engajamento com sua reportagem de notícias, porém, não descarta fazer deste conteúdo um outro destino para a publicidade em algum momento. Leia Mais

Spotify planeja outro aumento de tarifa, dessa vez para cobrir o custo de audiobooks

O aumento deve atingir alguns países onde os audiobooks foram incluídos no pacote premium. A versão combinada de música-podcasts-audiobooks do Spotify Premium custará US$ 1 ou US$ 2 a mais por mês, dependendo se o plano é individual ou familiar. Leia Mais

Spotify está lançando funcionalidade de text-to-playlist baseada em IA

Podem ser usados prompts que referenciam lugares, animais, atividades, personagens de filmes, cores ou até mesmo emojis. As playlists mais bem-sucedidas são geradas com prompts que contêm uma combinação de gêneros, estados de espírito, artistas ou décadas. As playlists podem ainda ser editadas e refinadas mediante prompts adicionais como, por exemplo, “mais pop” ou “menos animado”. Leia Mais

Entidades de mídia pedem proteção de direito autoral por sistemas de IA

Em carta enviada a senadores nesta segunda-feira, 8, um total de 26 entidades do setor musical, audiovisual, editorial, dramaturgia e jornalístico brasileiro apresentaram propostas sobre a preservação de direito autoral e proteção intelectual de obras e conteúdos quando usados pelos sistemas de Inteligência Artificial (IA). Leia Mais

Plataforma de IA gera programação talk-show a partir de artigos em texto

O AI Radio Bot é um robô projetado para gerar uma transmissão automatizada de um talk-show de rádio. Tudo o que o usuário precisa fornecer é o texto com o roteiro do programa. O texto será lido por uma das diferentes vozes sintéticas disponíveis na plataforma, que é também multilíngue. A programação será transmitida on-line, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Leia Mais

Threads lança documentação da API que estará disponibilizada em junho

O Threads, plataforma do Instagram para competir com o X (Twitter), está lançando a sua API. O recurso fará com que apps de terceiros possam se integrar à plataforma, facilitando a publicação e o agendamento de posts, o que poderá resultar em um aumento significativo de postagens das marcas. Leia Mais

Futuri lança coapresentador ao vivo movido por IA para emissoras de rádio

A Futuri está lançando um novo e inovador recurso para a sua plataforma de inteligência artificial AudioIA. O CoHostAI é um co-apresentador para emissoras de rádio que pode interagir em tempo real com o comunicador do programa. Leia Mais

Parceria entre empresas integra workflow de comercialização de rádio com produção de AI

A ENCO Systems, Benztown, Compass Media Networks e vCreative formaram uma aliança estratégica em torno da criação de anúncios usando inteligência artificial. O SPECai agora está integrado à plataforma de workflow de comercialização para radiodifusores da vCreative. Leia Mais

Plataforma de IA da Udio cria músicas e jingles a partir de prompts de texto

O usuário digita tópicos que descrevem o que ele deseja criar, podendo incluir gêneros musicais ou outras características na forma de tags como, por exemplo, “voz masculina” ou “romântico”. A plataforma permite ainda informar o nome de um artista como referência de estilo. Leia Mais

Meta começará a marcar conteúdo criado com inteligência artificial com etiquetas

Em um post de blog, a Meta anunciou uma nova abordagem para lidar com o conteúdo de inteligência artificial nas publicações no Facebook, Instagram e Threads. Se a empresa detectar que uma imagem ou vídeo publicado é criado por IA ou é “mídia manipulada”, ele será automaticamente rotulado com uma etiqueta “Feito com IA”. Leia Mais

Uso da Alexa no Brasil cresceu 50% no último ano

O uso de Alexa com vários tipos de dispositivos inteligentes cresceu 50% no Brasil em 2023. Segundo a Amazon, os clientes brasileiros usaram mais de 2 bilhões de vezes o sistema de voz. Leia Mais

Locutores virtuais estão proliferando mas as aplicações de IA no rádio vão além do áudio

Um post no NAB Amplify discute as aplicações de IA no rádio e fornece uma boa fotografia dos usos da tecnologia no momento. Leia Mais

O Instagram está testando um chatbot de IA para oferecer a seus influenciadores top

Um novo recurso está sendo testado no Instagram para permitir que influencers utilizem chatbots alimentados por IA para responder mensagens e comentários de fãs como parte de um esforço para reduzir sua carga de trabalho na plataforma. Uma rádio poderia usar uma solução semelhante para seus comunicadores interagirem com seus milhares de ouvintes. Leia Mais

Samsung reconquista topo do mercado de smartphones enquanto as remessas do iPhone caem

A Apple viu uma queda de 9,6% nas remessas dos seus smartphones entre janeiro e março, de acordo com a empresa de pesquisa IDC. Enquanto isso, as marcas chinesas registraram um enorme crescimento. Leia Mais

‘Maestro’ é o novo construtor de playlists com IA generativa da Amazon Music

A Amazon Music lançou um criador de playlists com IA generativa chamado Maestro. O novo recurso seleciona uma coleção de músicas inspiradas em textos e emojis enviados pelos usuários. A novidade chega apenas uma semana após o Spotify estrear sua própria ferramenta de criação de playlists com IA generativa com recursos semelhantes.” Leia Mais

Áudio digital é o segmento que mais cresce no mercado americano de internet

O IAB diz que o áudio digital – que inclui podcasts, streaming  de  rádio e serviços de música online – teve um crescimento de 18,9% em 2023 sobre o ano anterior, continuando a superar outros formatos, com um total de receita de US$ 7 bilhões. Leia Mais

TechSurvey mostra como os ouvintes de rádio estão digitalizando seus hábitos

Pesquisa anual da Jacobs Media com ouvintes de rádio mostra como eles se comportam no ambiente digital. Veja as principais conclusões e gráficos no post. Leia Mais

Podcasts dublados com inteligência artificial estão chegando para o grande público

A plataforma de produção de áudio baseada em IA Wondercraft e a Acast estão se associando ao podcast de crimes reais “One Minute Remaining” para começar a oferecer o show, originalmente em inglês, para pessoas de língua espanhola em todo o mundo. A versão dublada usa um clone da voz do próprio apresentador do podcast, Jack Laurence. Leia Mais

Estudo: Anúncios criados por IA aumentam favorability, awareness e a intenção de compra

Um novo estudo encomendado pela Instreamatic mostra que os anúncios gerados por IA aumentam a favorability da marca entre aqueles expostos às mensagens, em comparação com um grupo de controle que não foi exposto a nenhum anúncio. Os anúncios criados por IA também impulsionaram a intenção de compra e a awareness. O estudo de terceiros analisou o desempenho de anúncios de áudio gerados por IA, tanto genéricos quanto personalizados, em comparação com um grupo exposto a nenhum deles. Leia Mais

Rádio AM/FM lidera o consumo de áudio em smart speakers no mercado americano

No primeiro trimestre de 2024, a parcela do tempo ouvindo streaming simultâneo das rádios AM/FM nas smart speakers aumentou 25% sobre o mesmo período do ano anterior, em contraste com um declínio de 18% na audiência dos serviços de streaming “pure-play” como o Spotify e o Pandora. Isto coloca o streaming do rádio em primeiro lugar, com 45% de participação na audiência digital, seguido pelos podcasts e pure-plays empatados no mesmo patamar de 26%. Leia Mais

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.