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Locutores virtuais estão proliferando mas as aplicações de IA no rádio vão além do áudio

29/04/2024 | Inteligência Artifical

Um post no NAB Amplify discute as aplicações de IA no rádio e fornece uma boa fotografia dos usos da tecnologia no momento.

Os locutores virtuais com vozes sintéticas de IA se destacam. Eles já estão no ar, particularmente no período noturno, horários em que as emissoras já não tinham locução ao vivo. São exemplos o “A.I. Liam Jones”, apresentador de IA de uma rádio de rock clássico em Indiana, e a “A.I. Alley”, apresentadora de IA de uma rádio CHR em Michigan. As biografias de “Liam” e “Alley” em seus sites os identificam como “DJs de IA”.

“Divirta-se com isso, abrace-o”, diz Bill Gamble, gerente geral da Mid-West Family. “Deixe o público entrar na brincadeira. Deixe-os ouvir os erros.”. Em uma era em que poucas estações empregam pessoas durante a noite, a IA — neste caso, o AudioAI da Futuri — pode fornecer entretenimento e também atualizar a previsão do tempo.

Outra iniciativa deste tipo é a “AI Ashley” que substitui a comunicadora Ashley Elzinga durante suas férias na KBFF(FM) Live 95.5. Ou, ainda, o locutor da noite na WRBF(FM) 104.9 The Rebel, perto de Atlanta, o “A.I. Gunner“.

Em Greenville, Carolina do Sul, a IA permitiu que a HIS Radio expandisse o conteúdo local em uma rede regional de estações. Ela clonou as vozes de seus talentos locais baseados em Greenville e os clones fazem três intervalos por hora em cada estação, usando informações localmente relevantes.

Também fora dos EUA a IA vai ganhando espaços. Na Alemanha, a Antenne Deutschland lançou uma estação online que usa a plataforma Radio.Cloud para criar uma programação, programar intervalos e produzir faixas de voz. Posteriormente, a empresa colocou o formato em um canal DAB+ local. Agora, o Diretor Executivo Mirko Drenger diz que o apresentador de IA está ajudando em estações irmãs quando os apresentadores estão doentes ou de férias.

Enquanto as aplicações no ar ganham manchetes, os radiodifusores estão implantando a IA em todos os seus fluxos de trabalho.

A NRG Media, com 36 estações no Meio-Oeste americano, usa a IA para criar textos, preparar programas, desenvolver listas de prospects e compor e-mails de marketing. Executivos verificam memorandos com o Grammarly, criam guias de treinamento de processos com o Scribe e geram prompts de conversa para seus vendedores usando o ChatGPT.

“Se eu puder ir ao ChatGPT e digitar, ‘Me dê as cinco principais coisas que uma empresa local de controle de pragas se importaria ao tentar expandir seus negócios’, estou preparado para ter uma conversa melhor com uma empresa deste segmento”, disse o Diretor de Capacitação de Vendas Phil Forrester.

Para criar anúncios em vídeo para clientes, a NRG usa o Waymark AI. “Isso te leva 80 por cento do caminho para um anúncio realmente bom”, disse o Estrategista de Vendas Digitais Andrew Warner.

E, sim, a NRG está também experimentando o seu locutor virtual “AI Tory” na madrugada na KFMW “Rock 108” em Cedar Rapids, Iowa.

Já o conglomerado Cox Media Group em Tampa, Flórida, tem usado uma ferramenta de análise da Veritone que encontra instâncias de uma palavra, anunciante ou tópico em seu arquivo de áudio e cria um resumo de quantas vezes um cliente foi mencionado, em quais estações, com trechos de áudio.

“Isso nos permite receber crédito pelo que realmente fazemos”, disse Jason Meder, vice-presidente e gerente de mercado. “Como meio, acho que nos torna mais fortes.”

Mais recentemente, o conglomerado começou a usar uma ferramenta de atribuição que mostra como as menções no rádio afetam os hábitos de pesquisa e a publicidade digital. E Meder disse que a Cox tem uma força-tarefa para explorar novas ferramentas antes de implantá-las. “É crucial com a IA ou qualquer nova ferramenta [usá-la] de forma estratégica, segura e produtiva.”

Por sua vez, o Beasley Media Group usa IA para gerar vídeos para anunciantes, além de já ter experimentado ferramentas de IA da Futuri, Benztown e ENCO para criar anúncios piloto e produções. O Beasley ainda está desenvolvendo políticas para a IA, mas a CEO Caroline Beasley disse que a tecnologia personalizará o conteúdo, automatizará tarefas repetitivas, melhorará apresentações de vendas e ajudará a identificar novas fontes de receita.

Com uma aplicação menos comum, porém, interessante, a iHeartMedia está experimentando o uso da IA para criar versões dos seus podcasts em outras línguas, um processo de globalização do conteúdo viabilizado pelas vozes sintéticas.

Dadas as muitas maneiras como pode ser usada, Fred Jacobs, presidente da Jacobs Media, disse que algumas empresas provavelmente evitarão a IA até que suas questões culturais, técnicas e legais sejam resolvidas. “Isso pode se provar um erro se eles não aproveitarem este momento como uma oportunidade para aprender e testar a tecnologia”, disse ele.

As muitas utilizações da IA no rádio

Entre outras aplicações, as ferramentas baseadas em inteligência artificial estão sendo utilizadas no rádio para realizar as seguintes tarefas:

  • Locução e produção de conteúdo de áudio
  • Clonando vozes dos locutores para uso em mercados diferentes
  • Criando spots publicitários de áudio
  • Gerando anúncios de vídeo para clientes e promoções
  • Sintetizando vozes de ouvintes
  • Sugerindo pontos de discussão para executivos de vendas
  • Analisando o impacto das menções no ar e reflexos na atividade digital
  • Criando procedimentos e guias para processos para gestores

Fonte: NAB Amplify

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