O Spotify é também uma plataforma para se explorar músicas e gera quase dois bilhões de descobertas por dia segundo a companhia. Recursos como o DJ baseado em IA ou playlists como a Descobertas da Semana alimentam estas descobertas e aproximam os fãs dos seus artistas preferidos.
Agora, o Spotify está lançando um novo recurso de curadoria musical e de descoberta, o AI Playlist. Com ele, o assinante pode transformar as suas ideias em playlists.
Começando com usuários de dispositivos Android e iOS no Reino Unido e Austrália, criar uma nova playlist com o AI Playlist é tão simples quanto digitar um prompt no chat. A partir de textos que podem ser tão exóticos como “uma playlist de folk indie para abraçar meu cérebro com um abraço caloroso”, “música relaxante para me acompanhar durante a temporada de alergias” ou “faixas para cavalgar ao pôr do sol”, a playlist será criada combinando a plataforma de personalização do Spotify com inteligência artificial.
Podem ser usados prompts que referenciam lugares, animais, atividades, personagens de filmes, cores ou até mesmo emojis. As playlists mais bem-sucedidas são geradas com prompts que contêm uma combinação de gêneros, estados de espírito, artistas ou décadas. As playlists podem ainda ser editadas e refinadas mediante prompts adicionais como, por exemplo, “mais pop” ou “menos animado”.
O AI Playlist ainda está em fase experimental, beta, e só é disponível para assinantes premium.
Fonte: Spotify