RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

O rádio continua presente no carro mas o ambiente competitivo é multimídia

15/04/2024 | Carro Conectado, Rádio OTA

A provedora de conteúdo visual para rádio Quu realizou uma pesquisa sobre o papel do rádio nos veículos novos mais vendidos no mercado americano. A abordagem está inserida no contexto dos novos sistemas de entretenimento multimídia e de consumo de conteúdo de áudio, incluindo, claro, o rádio.

A metodologia do estudo envolveu uma análise do painel de instrumentos de cada veículo em busca de recursos de entretenimento de áudio e elementos visuais, como texto e arte relacionados às transmissões de rádio, para determinar o status do rádio nos painéis de instrumentos dos veículos. A coleta de dados ocorreu entre novembro de 2023 e janeiro de 2024 em várias concessionárias de automóveis.

As principais conclusões da pesquisa são:

  • O rádio AM/FM está presente em todos os veículos pesquisados.
  • O rádio AM/FM não tem mais o monopólio do painel do carro.
  • Um número crescente de veículos oferece aplicativos de streaming de fábrica.
  • 2 em cada 3 veículos tem o rádio digital HD Radio instalado.
  • Os veículos da GM são uma exceção à ampla disseminação do HD Radio.
  • Todos os veículos têm a capacidade de mostrar textos. A maioria pode mostrar logos e outras imagens.

Com os sistemas de entretenimento multimídia dominando a cena, poucos veículos ainda possuem um botão “Rádio”, que passou a ser apenas uma das muitas opções no painel.

Recurso% de veículos
Rádio FM100%
Rádio AM98%
HD Radio70%
SiriusXM92%
Android Auto98%
Apple CarPlay98%
Aplicativos de streaming de fábrica20%
Texto associado para rádio100%
Imagem associada para rádio60%
Botão “Rádio”36%
Recursos disponíveis nos carros novos no mercado americano

Interessante notar que a penetração do HD Radio nos veículos é relativamente pequena para uma tecnologia já adotada há vários anos. Talvez, a parceria entre a GM e a operadora de rádio por satélite SiriusXM seja uma das causas para isto – os veículos da GM saem de fábrica com receptores SiriusXM instalados e, como mostrou a pesquisa, não têm o HD Radio embarcado. No geral, enquanto o HD Rádio está presente em 70% dos veículos, o receptor SiriusXM está disponível em 92%.

Fonte: Quu

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.