A Midia Research publicou um relatório consolidando os dados do mercado de assinaturas dos serviços de streaming de música para o ano de 2016. As principais conclusões foram:
- No final de 2016 havia 134,6 milhões de assinantes, quase o dobro dos 76,8 milhões que havia em 2015
- No quarto trimestre de 2016, o market share do Spotify era de 35%, fechando o ano com US$ 2,766 bilhões de faturamento
- O Apple Music, com 21 milhões de assinantes ao final de 2016, ficou com um market share de 15,6% e US$ 912 milhões de faturamento
- Os EUA são o principal mercado de assinaturas dos serviços de música e o Spotify lidera com 38% do share de assinantes
- O Reino Unido é o maior mercado da Europa com o Spotify também em primeiro lugar.
- A China é a segunda maior base de assinantes do mundo, mas é apenas o 13o mercado em termos de faturamento
- O Japão é o terceiro maior mercado de assinaturas do mundo, onde a Amazon lidera no share de assinantes
- O Brasil é o maior mercado de assinaturas da América Latina
Fonte: Midia Research