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Branded podcasts: produção do Netflix oferece boas opções de conteúdo além de promover a marca

23/07/2019 | Podcasting

Além dos podcasts monetizados através da publicidade ou por assinaturas, um outro modelo de produção também está crescendo, tentando surfar a mesma onda de popularidade deste segmento da mídia. São os “branded podcasts”, a versão “branded content” ou “conteúdo de marca” dos podcasts.

Estes podcasts são criados por grandes empresas, com conteúdo relacionado aos seus produtos, com o propósito de valorizar suas marcas junto aos consumidores.

O McDonald’s lançou um há tempo para promover a volta de um tipo de molho ao seu cardápio. O Tinder, a Microsoft, a Nike, o Slack e o Goldman Sachs têm podcasts… E agora, chegou a vez do Netflix.

Até o momento, a Netflix tem cerca de sete podcasts que estão sendo publicados ativamente e outros estão a caminho. Dois deles, “The Human Algorithm” e “WeAreNetflix”, são exercícios de branding convencionais, colocando funcionários da Netflix em frente ao microfone para falar sobre a própria empresa e seus produtos.

Porém, os demais têm propostas mais interessantes. Um deles, “I Hate Talking About Myself”, oferece episódios muito curtos, com várias estrelas que acabaram de participar em produções do Netflix – os artistas respondem perguntas sorteadas que eles mesmos tiram de uma urna.

Outros podcasts contam com a participação de comunicadores, seja para entrevistar artistas como em “Strong Black Legends” ou, como em “You Can’t Make This Up”, para comandar debates sobre casos de não-ficção (especialmente, os criminais) que foram objeto de séries ou documentários do Netflix.

Vale notar que, ao que parece até agora, o Netflix não está procurando expandir seus negócios para o espaço do rádio e do podcasting. Eles consideram esses programas de áudio apenas como “peças companheiras” para o seu produto principal, o vídeo. Tanto que, a produção desses podcasts é de responsabilidade do departamento de marketing. Em outras palavras, eles são podcasts puramente de marca.

A publicidade é a fonte de receita dominante do segmento de podcasts, porém, os branded podcasts representam uma fatia desta indústria que também está crescendo e que oferece novas oportunidades para produtores e outros profissionais da área.


Fonte: Vulture

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