A Wondercraft, empresa de produção de conteúdo de áudio com o apoio de inteligência artificial, com a ajuda de um investimento de US$ 3 milhões, construiu a sua plataforma “Canva Of Audio”. Após o lançamento beta, a plataforma já foi adotada por podcasters, anunciantes e outros criadores de conteúdo.
A plataforma foi desenvolvida para permitir que qualquer pessoa crie produções de áudio – seja para podcasts, anúncios, audiobooks, meditação ou materiais de treinamento – de alta qualidade e em qualquer idioma, simplesmente digitando o que deseja. Os usuários podem ainda adicionar áudio profissional a uma ampla variedade de projetos criativos, com modelos prontos para transformar o conteúdo escrito em produções de áudio.
“Sem a necessidade de um estúdio, microfones, equipamento de mixagem ou software de edição, áudio de qualidade de estúdio pode ser criado em minutos e a uma fração do custo tradicional”, diz o comunicado de imprensa da Wondercraft. “Nossa missão é capacitar os humanos a criar e contar suas histórias, sem equipamentos caros ou barreiras de idioma.”
A IA desempenha múltiplos papéis no Canva Of Audio, com as ferramentas e modelos da Wondercraft oferecendo assistentes de roteiro personalizados, música profissional, geração de vídeo e vozes de IA. A plataforma também oferece uma ferramenta para traduzir projetos novos ou existentes para mais de 15 idiomas usando a IA, apoiada por uma equipe de especialistas que editam, validam e asseguram a qualidade das traduções.
Desde seu lançamento inicial no ano passado, o Canva Of Audio deixou sua marca no mundo dos podcasts, impulsionando dezenas de títulos, incluindo “The Diary of a CEO with Steven Bartlett” e produções da rede de podcasts da CoinDesk.
“O áudio é uma parte integrante dos hábitos de consumo de mídia das pessoas hoje em dia, mas muitos contadores de histórias talentosos são limitados por ferramentas, recursos de produção e serviços de tradução limitados”, diz Dimitris Nikolaou, co-fundador da Wondercraft. “O incrível avanço em vozes sintéticas semelhantes às humanas, pioneiro pelos nossos parceiros na ElevenLabs, foi o catalisador para perseguirmos a nossa visão de uma plataforma criativa dedicada ao áudio.”
Bartlett acrescenta: “A Wondercraft nos deu ferramentas que nos permitiram alcançar novas audiências globais em novos idiomas. Acredito que o produto deles é o futuro da produção de áudio para criadores e editores, então estou muito empolgado em fazer parte disso.”
Como funciona a plataforma
A ZYDIGITAL testou o Canva Of Audio com a criação de um spot de um minuto voltado para a divulgação de um post (fictício) sobre a produção de conteúdo de áudio com inteligência artificial – entramos com todas as informações em português. O processo é bastante simples e segue os seguintes passos:
- Escolha um dos modelos de conteúdo (no nosso caso, a criação de um spot a partir de um post).
- Digite o título do seu projeto e informe a secundagem desejada.
- Informe os pontos principais que devem ser abordados no spot.
- Copie e cole o conteúdo do post que será a base para o spot.
- Escolha a língua (no nosso caso, português) para o spot.
- Clique no botão para criar a versão em texto (script).
- Personalize o áudio escolhendo a voz para a locução – escolha o gênero, a faixa de idade, o sotaque e o tipo de locução. Também é possível enviar uma voz de referência.
- Clique no botão para gerar o clip de áudio.
É verdade que a falta de opção para um sotaque brasileiro ainda prejudica um pouco o resultado, mas deve ser apenas uma questão de tempo para isto ser endereçado.
De qualquer forma, a simplicidade e velocidade de produção são impressionantes. Produzimos duas versões do nosso spot de teste e usamos a própria plataforma para produzir vídeos associados – escolhemos o formato para YouTube, mas existem outras opções como TikTok etc. Veja a seguir os resultados para as duas vozes escolhidas.
A Wondercraft oferece um camada gratuita de utlização onde se pode experimentar a plataforma.
Fonte: Inside Radio