RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

CES 2024: novas tecnologias sobem a barra da experiência dentro do carro

29/01/2024 | Carro Conectado, Inteligência Artifical

Os automóveis tornaram-se centrais na CES e a edição deste ano revelou novas tecnologias que sinalizam uma mudança na experiência dentro do carro. Com ênfase na personalização e na customização, estas novidades estavam presentes em equipamentos OEM (fornecidos para as montadoras), carros conceituais e veículos já disponíveis no mercado. Desde ferramentas práticas como Zoom e Microsoft Teams até opções de entretenimento como videogames, o rádio enfrentará ainda mais concorrência na estrada.

Redefinindo o que se pode fazer no carro, a BMW, por exemplo, mostrou a capacidade de espelhar um jogo de videogame do smartphone em uma tela retrátil de 31 polegadas, chamada Theatre Screen, com resolução 8K, que se estende para baixo do teto e pela largura do veículo para proporcionar aos passageiros do banco traseiro uma experiência cinematográfica. A Alexa, assistente de voz da Amazon, também está integrada ao veículo e auxilia o motorista a utilizar os seus múltiplos recursos.

Mas não é apenas a qualidade de vídeo que as montadoras estão aprimorando. O carro conceito AFEELA, da Honda e Sony, anunciado há quatro anos, vem com um sistema de som impressionante, com 28 alto-falantes, e conta ainda com um sistema de cancelamento de ruído em seu interior. Com tecnologias de inteligência artificial, comandos por voz e direção autônoma, o veículo oferece recursos para uma experiência única, onde “mão no volante e olho na estrada” são coisas do passado.

A startup de carros elétricos Mullen Automotive revelou um novo modelo de SUV que utiliza a plataforma de IA chamada Persona. Com recursos de recohecimento facial, ela pode configurar todas as preferências do motorista à medida que ele se aproxima do veículo. Nenhuma chave é necessária. Antecipando o humor do motorista, a IA pode prever que tipo de música ou experiência ele poderá gostar mais.

A Volkswagen apresentou os primeiros veículos com o ChatGPT integrado ao seu assistente de voz IDA. Uma parceria com o parceiro tecnológico Cerence dará aos motoristas da VW acesso a conteúdo pesquisado lido para eles enquanto dirigem. A Volkswagen afirma que será o primeiro fabricante em volume a oferecer o ChatGPT como um recurso padrão em seus modelos ID.7, ID.4, ID.5 e ID.3, juntamente com os novos modelos 2024 do Tiguan, Passat e Golf. O assistente de voz IDA pode ser usado para controlar o sistema de entretenimento, navegação e ar-condicionado, ou para responder a perguntas de conhecimento geral. O chatbot adicionará continuamente capacidades em expansão no futuro.

Rádio Híbrido

Antes da abertura da CES 2024, a DTS, subsidiária da Xperi, divulgou um estudo que explora o entretenimento e os recursos que os consumidores desejam na cabine do veículo. Corroborando a importância da experiência dentro do veículo, o trabalho mostra que ele é um espaço que está rivalizando ou superando outros “personal third spaces” tradicionais (lugares físicos ou virtuais onde se pode parar, interromper a rotina e relaxar, como nas cafeterias ou parques). Os proprietários de carros de hoje estão cada vez mais procurando por conteúdo novo, rico, abrangente e personalizado, conclui o relatório.

Na CES, a Xperi demonstrou como planeja incorporar jogos digitais populares na sua plataforma de rádio híbrido DTS Autostage, incluindo jogos de áudio, jogos casuais e jogos de console projetados para garantir que sejam reproduzidos com segurança no carro. A empresa afirma que a adição de jogos proporcionará uma experiência completa de mídia com foco em conteúdo.

Presente em modelos OEM da Ford e da BMW, a tecnologia oferece ainda às rádios participantes da plataforma DTS Autostage informações sobre como, quando, o quê e onde seus ouvintes estão se envolvendo na programação da estação.

Telas e antenas transparentes

Desde telas de TV até antenas, mais tecnologia está se tornando transparente. Tanto a Samsung quanto a LG Electronics demonstraram telas de TV transparentes na CES. No modo transparente, a tela OLED Signature T da LG pode exibir arte, vídeos e dados, conforme relatado pelo USA Today.

A LG também revelou sua antena tipo filme transparente para automóveis, que é aplicada diretamente no vidro do veículo e elimina a necessidade da estrutura normalmente requerida para acomodar antenas de carro convencionais. A empresa afirma que garante desempenho confiável de telecomunicações e oferece escalabilidade para lidar com o aumento do tráfego de rede. Prevista para estar disponível para OEMs no final de 2024, até agora está planejada para recepção de Wi-Fi e rádio via satélite.

Fonte: Inside Audio Marketing, Inside Radio
Ilustração: AFEELA, Sony Honda Mobility

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.