O relatório Q3 Global Digital Statshot, edição mais recente do estudo “Digital 2019” das empresas Hootsuite e We Are Social, apresentou os dados atualizados sobre o consumo de conteúdo pago na internet.
No mundo, cerca de 65% dos internautas disseram que pagaram, de alguma forma, por algum conteúdo digital nos 30 dias que antecederam a pesquisa. No Brasil, este percentual ficou em 61%.
Streaming de filmes e televisão e serviços de música são os conteúdos pagos de maior alcance na internet. Cerca de 1 em cada 4 internautas afirmou que pagou por um ou ambos os serviços nos 30 dias que antecederam a pesquisa. Serviços de notícias foram mencionados por 10% dos entrevistados.
A pesquisa reproduziu também dados levantados pelo Reuters Institute sobre o consumo pago de notícias online. Os números são apresentados aqui como referência, uma vez que não estão ponderados e representam apenas o percentual atingido entre os entrevistados, não refletindo necessariamente o universo dos internautas de cada país.
Interessante notar que a média global foi de 13% e no Brasil o percentual foi de 22%.
Fazendo um corte por faixa etária, observa-se que os mais jovens são os mais propensos a pagar pelos serviços de notícias – particularmente, a faixa 25-34 anos, que são os que estão começando e se firmando no mercado de trabalho.
Fonte: Digital 2019 Q3 Global Digital Statshot / Hootsuite / We Are Social