O relatório Q3 Global Digital Statshot, edição mais recente do estudo “Digital 2019” das empresas Hootsuite e We Are Social, apresentou os dados atualizados sobre o consumo de notícias no mundo.
Dentre os usuários de internet no mundo, 82% consomem notícias online. Estão incluídos neste grupo os 52% que usam as redes sociais como fonte de notícias.
O rádio é também uma fonte de notícias relevante neste universo e alcança cerca de 1 em cada 3 usuários de internet no mundo.
![](https://zydigital.com.br/wp-content/uploads/2019/07/hootsuite-digital-2019-q3-media-used-for-news.jpg)
O consumo de notícias online no Brasil está acima da média mundial. No mundo, a média é de 82% dos internautas e no Brasil este percentual é de 87%, a nona posição no ranking dos países com maior consumo.
![](https://zydigital.com.br/wp-content/uploads/2019/07/hootsuite-digital-2019-q3-online-news-consumption.jpg)
O uso de redes sociais como fonte de notícias no Brasil também fica acima da média mundial – a média é de 52% e o Brasil ocupa a oitava posição com 64% dos internautas usando esta fonte.
![](https://zydigital.com.br/wp-content/uploads/2019/07/hootsuite-digital-2019-q3-social-media-as-a-news-source.jpg)
Ao mesmo tempo em que os internautas brasileiros usam, acima da média mundial, canais online e redes sociais como fonte de notícias, o nível de desconfiança com fake news no Brasil é o mais alto do mundo – 85% dos internautas brasileiros têm preocupação com fake news na internet, enquanto a média mundial é de 55%.
![](https://zydigital.com.br/wp-content/uploads/2019/07/hootsuite-digital-2019-q3-concerns-about-fake-news-on-the-internet.jpg)
Além da desconfiança com as notícias, os internautas brasileiros se preocupam também com o mau uso dos seus dados pessoais – 81% têm esta preocupação, atrás apenas dos portugueses que somam 82%.
![](https://zydigital.com.br/wp-content/uploads/2019/07/hootsuite-digital-2019-q3-concerns-about-misuse-of-personal-data.jpg)
Fonte: Digital 2019 Q3 Global Digital Statshot / Hootsuite / We Are Social