Bem-vindo a mais uma edição do MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.
O rádio é um elemento essencial entre os usuários de outras mídias
A última análise do Katz Radio Group, com base nos dados do mercado americano da Nielsen Scarborough, explora o engajamento com o rádio entre adultos de 25 a 54 anos, para ver como o rádio se encaixa em suas vidas junto com a televisão e a internet. Os dados mostram que, quer sejam super usuários de outras mídias ou consumidores menos engajados, o rádio é um elemento essencial para todos eles. Leia Mais
Serviços de streaming de música têm menos rotatividade de assinantes que os de vídeo
As plataformas de áudio, especialmente os serviços de streaming de música, estão demonstrando um grande apelo para os assinantes. A taxa de troca de serviços de áudio gira em torno de 12%, enquanto a taxa de troca de serviços de vídeo permanece perto de 40%, segundo a Antenna. Leia Mais
Spotify continua crescendo base de assinantes mas lucratividade ainda é desafio
O Spotify tem um share de 44% no mercado americano de serviços de música por assinatura. Leia Mais
Excluir audiolivros economizará na assinatura do Spotify mantendo podcasts
Logo após o anúncio de que aumentaria suas taxas de assinatura, o Spotify está oferecendo um novo plano com desconto para usuários dos EUA que ainda incluirá podcasts junto com seu serviço de streaming de música. No entanto, os audiolivros não serão incluídos. A US$ 10,99 por mês, é um dólar a menos do que a taxa de assinatura individual vendida pelo Spotify que inclui até 15 horas de audiolivros por mês. Leia Mais
Consumo geral de mídia e share do digital devem crescer em 2024
O consumo geral de mídia pelos usuários em todo o mundo está previsto para aumentar 2,3% ano a ano em 2024, chegando a 57,5 horas por semana, retomando um crescimento maior após os 0,3% do ano passado. O consumo de mídia tradicional deve diminuir 1,5% enquanto o digital deve aumentar em 8,7%. É o que diz a PQ Media em seu Global Consumer Media Usage Forecast 2024-2028, observando que “o consumo de mídia está se aproximando do ponto de saturação previsto anteriormente pela PQ Media, à medida que a penetração de dispositivos digitais quase atingiu o pico e começou a registrar declínios em vários grandes mercados globais, incluindo os Estados Unidos.”. Leia Mais
Consumo de notícias no rádio e na tv é forte para fugir da desinformação
A radiodifusão tradicional continua a desempenhar um papel preponderante na informação do público. De acordo com uma nova pesquisa realizada para a Free Press, mais de três quartos (77%) dos americanos usam rádio e televisão pelo menos algumas vezes por semana para se atualizar sobre notícias e eventos. E 43% usam rádio e TV várias vezes ao dia para se manter informados. Isso coloca as notícias transmitidas pela radiodifusão bem à frente de todas as outras mídias, incluindo o Facebook, que 59% disseram usar algumas vezes por semana, e aplicativos de notícias, usados por 55% dos entrevistados. Leia Mais
Autenticidade não é o atributo mais desejado no marketing de influência
O estudo mostrou que Millennials, Geração X e Baby Boomers valorizam autenticidade e alinhamento com valores pessoais, preferindo influenciadores que ressoem com suas crenças. Em contraste, 47% dos respondentes da Geração Z indicam que a contagem de seguidores é mais importante para eles do que a autenticidade percebida. Leia Mais
Estudo mostra que a audiência de podcasts é subestimada
No mercado americano, dos pesquisados, cerca de 13% ouvem podcasts frequentemente acompanhados de amigos ou familiares – audiência esta que não é capturada pelo número de downloads ou pelo número de reproduções Leia Mais
Um novo estudo mostra que a maioria dos americanos são ouvintes de podcasts
Uma pesquisa mostra que a maioria dos americanos está consumindo podcasts. A pesquisa recém-divulgada da Involved Media mostra que, com a adição do alcance expandido de vídeo, 51% das pessoas entrevistadas disseram que consomem podcasts regularmente. Isso inclui 23% que ouvem podcasts, 15% que assistem a podcasts e 13% que ouvem e assistem aos programas. Leia Mais
Samsung TV Plus tem cerca de 10 milhões de usuário ativos que permanecem assistindo por 15 minutos
Essa janela de tempo de 15 minutos é importante, porque é o tempo mínimo para garantir que usuário vai ser impactado pela publicidade. Leia Mais
GUIA RÁDIO: como criar um mídia kit com dados de cobertura georreferenciados
Um dos itens mais importantes do mídia kit é a informação da abrangência da rádio, uma informação que poderá ser decisiva para fechar a venda com o anunciante. Veja no link Leia Mais como inserir um mapa de cobertura georreferenciada no kit. Leia Mais
Borrell prevê um crescimento de 7,8% para publicidade local em streaming de áudio em 2024
O investimento em publicidade para o áudio no digital no mercado americano — incluindo podcasts e anúncios em sites de estações de rádio, aplicativos e smart speakers — estão previstos para um crescimento de 7,8% este ano, de acordo com a projeção de publicidade local de 2024 da Borrell Associates. A previsão da Borrell coloca o segmento em U$ 1,2 bilhão, dando a ele o segundo maior crescimento dentre todos os formatos medidos. Leia Mais
Nokia faz a primeira chamada telefônica do mundo usando ‘som espacial 3D’
A empresa realizou a chamada utilizando o novo codec 3GPP Immersive Voice and Audio Services (IVAS). O resultado pode criar um “som espacial” em 3D em tempo real, comparado às chamadas mais “monofônicas” que os usuários atualmente experimentam nas redes de telefonia celular tradicionais. Especificamente, o IVAS suporta áudio estéreo e binaural ou uma forma de criar som em 3D usando dois microfones. Leia Mais
Receita de audiobooks e número de ouvintes continuam a crescer
A receita de audiobooks das editoras cresceu 9% em 2023, atingindo US$ 2 bilhões, continuando a tendência de crescimento ano após ano, de acordo com a “Pesquisa de Vendas” da Audio Publishers Association (APA). Por outro lado, a “Pesquisa de Consumidores” da APA e descobriu que a maioria dos adultos com 18 anos ou mais nos EUA (52%) já ouviu um audiobook, o que se traduz em quase 149 milhões de americanos que já experimentaram o formato. Leia Mais
Transcrição de fala para texto da IA pode preencher pausas de silêncio com “alucinações”
A plataforma de transcrição de fala para texto da OpenAI, Whisper, ocasionalmente adiciona palavras, frases e sentenças que o orador não disse, particularmente se o orador fizer pausas entre as palavras. Algumas dessas falas fabricadas podem ser violentas ou prejudiciais, de acordo com uma pesquisa publicada no arXiv. “Parece que a tecnologia subjacente do modelo de linguagem de grande porte está semeando o silêncio como algum tipo de palavra,” mas o modelo foi aprimorado desde que o estudo inicial foi realizado, diz a autora principal Allison Koenecke. Leia Mais
Apple faz parceria com a OpenAI (ChatGPT) para recursos de IA
O ChatGPT ajudará o assistente digital da Apple, Siri, a responder perguntas dos usuários sob uma nova parceria entre OpenAI e Apple, que tem avançado lentamente no espaço da IA. A gigante da tecnologia também está lançando seu próprio software, Apple Intelligence, que oferecerá recursos como transcrição de chamadas telefônicas, retoque de fotos e sumarização de conversas. Leia Mais
Pesquisa: Geração Z busca comunidade nas redes sociais e nos jogos
Consumidores da Geração Z nos EUA confiam mais no TikTok e no Snapchat entre as plataformas de mídia social, seguidos pelo Spotify e Twitch, segundo o relatório da Morning Consult. A chefe de Análise de Indústria, Amy He, afirma que as pessoas dessa faixa etária procuram por comunidade tanto em jogos quanto em redes sociais. Leia Mais
Pular anúncios é fato, mas é menos comum do que dizem ouvintes de podcasts
A criatividade da publicidade é um dos fatores chave para que os consumidores pulem ou não os anúncios em podcasts, mais do que a simples evasão de anúncios. Isso está entre as descobertas de um novo estudo sobre publicidade em podcasts. “A maioria das pessoas presta atenção na maioria dos anúncios”, disse Tom Webster, da Sounds Profitable. Os dados sugerem que as pessoas pulam menos anúncios do que afirmam, com a frequência dos anúncios e a falta de criatividade sendo os principais culpados. Leia Mais
GUIA RÁDIO: Como avaliar a audiência ampliada da área de cobertura móvel FM+celular
Hoje em dia o rádio é multiplataforma e a audiência segue o conteúdo, seja através da transmissão FM ou do streaming. Assim, o público atendido pela rádio é a soma da população na área de cobertura da rádio e na área de cobertura do celular. E, no caso, a soma das partes é maior que o todo. Para avaliar a audiência nesta área ampliada o GUIA RÁDIO desenvolveu uma metodologia para definir a área de “Cobertura Móvel Combinada” FM+celular. Leia Mais
Estudo: X tem a maior taxa de desinformação como fonte de notícias
Um novo estudo do Pew Research descobriu que o X (Twitter) lidera quando se trata de seguidores dedicados a notícias no campo das redes sociais. O Pew também descobriu que, embora o X se vanglorie de sua base dedicada de consumidores de notícias, ele também está no topo quando se trata de reportagens imprecisas. Leia Mais
Spotify anuncia uma agência criativa interna e testa anúncios com narração de voz gerada por IA
O Spotify anunciou que está mergulhando ainda mais no espaço publicitário com sua primeira agência criativa interna chamada Creative Lab, ajudando marcas a criarem campanhas de marketing personalizadas. A empresa também começará a testar anúncios gerados por IA, disse a empresa. Leia Mais
Audiência dos ouvintes fãs de esportes cresce no podcasting em comparação com o rádio
Enquanto em 2018 o share do tempo ouvindo conteúdo de esportes no rádio era de 71% e em podcasts era de 16%, em 2023 o rádio caiu para 57% e os podcasts subiram para 30%. Essa variação pode ser explicada pela grande preferência dos mais jovens pelos podcasts – na faixa 13-34 anos, os podcasts representam 64% do tempo de audiência versus 22% do rádio AM/FM enquanto na faixa 55+ o rádio reina absoluto com 85% do tempo versus 5% dos podcasts. Leia Mais
Mídias sociais superam acesso direto a fontes de notícias online
Segundo pesquisa do Reuters Institute, enquanto o acesso direto a sites ou aplicativos de notícias costumava ser a forma mais comum de entrada para o consumo de notícias online em 2018, agora é apenas a terceira opção (22%) , atrás das buscas (25%) e das mídias sociais (29%). A pesquisa ainda apontou TikTok e X como as plataformas que os usuários consideram as mais difíceis para distinguir entre notícias confiáveis ou não. Leia Mais
Estudo mostra que vídeos sociais impulsionam o consumo de notícias
A tendência de “pivotar para o vídeo”, que fez com que redações investissem pesadamente em novos conteúdos de vídeo para o Facebook com resultados mínimos, está vendo um novo interesse à medida que os dados mostram que o crescimento das notícias está vindo cada vez mais de plataformas de vídeo social como YouTube, TikTok e Instagram. O interesse por notícias em plataformas de terceiros – em vez de sites de publicadores – é impulsionado pela preferência do público por uma cobertura mais “não filtrada”, uma gama mais ampla de perspectivas e a conveniência de obter notícias em uma plataforma que já utilizam. Leia Mais
Estudo: Marcas precisam de um planejamento e design de áudio para se destacarem
Os anunciantes estão aprendendo cada vez mais que o mundo não é exclusivamente visual e que os consumidores também podem associar experiências positivas e duradouras com o som certo. Isso pode significar até mesmo taxas mais altas de recall, mesmo quando as imagens das marcas não estão presentes. De acordo com o estudo Best Audio Brands, da Amp, cerca de 95% das marcas no top 100 do relatório têm uma marca sonora, um logotipo em áudio. Leia Mais
Rádios com elementos visuais no carro estão recebendo mais investimentos publicitários
Nos EUA, com tecnologias de rádio digital e de rádio híbrido relativamente disseminadas, a presença de elementos visuais no display do rádio, sincronizados com o conteúdo das transmissões AM/FM, já é notada pelo grande público e é estratégica para as emissoras. Pesquisa mostrou um aumento significativo do interesse das marcas em relação aos anúncios visuais dentro do carro, com 80% das agências e anunciantes demostrando interesse por este recurso em comparação com 64% em 2021. Leia Mais
GUIA RÁDIO: Como rádios e anunciantes podem aproveitar o bom momento do mercado de veículos novos
O mercado de veículos novos está aquecido .Esta pode ser uma boa oportunidade para o rádio capturar investimentos em publicidade neste segmento e o GUIA RÁDIO pode auxiliar as emissoras na defesa técnica destes projetos. Leia Mais
O rádio é um game-changer para anunciantes que buscam ir além da TV
Tem sido repetidamente dito nos últimos meses que os anunciantes que direcionam os orçamentos das campanhas de mídia para incluir compras de rádio podem ver um aumento de até 30% no alcance. Agora, a Audacy forneceu três estudos de caso que comprovam o valor do AM/FM como uma máquina de ROI. Leia Mais
Spotify vai oferecer áudio lossless de alta qualidade mas com um adicional de preço
O Spotify está pronto para ampliar seus serviços com uma opção de áudio de alta fidelidade e sem perdas (lossless). O recurso, chamado pela companhia de HiFi, estará disponível como um complemento premium com um custo adicional na assinatura de US$ 5. Leia Mais
Estudo sobre a audiência durante o trabalho mostra ‘resiliência contínua’ do rádio AM/FM
Resultados de uma pesquisa com mais de 800 ouvintes de rádio com 18 anos ou mais nos EUA mostram que o AM/FM continua forte como uma opção de escuta durante o dia de trabalho. O estudo revela que 86% ouvem áudio enquanto trabalham, com 69% ouvindo durante a maior parte ou todo o dia de trabalho. O rádio em si continua sendo uma escolha significativa, com 71% dizendo que ouvem música no rádio. Leia Mais
Blubrry lançou recurso para criar arte de capa do episódio do podcast com IA para seus usuários
A ferramenta pode gerar imagens automaticamente, incluindo títulos de shows e nomes de apresentadores. Leia Mais
Gravadoras processam duas empresas de IA nos EUA por violação de direitos autorais
Segundo processo, a Udio e a Suno copiaram músicas sem permissão para ensinar seus sistemas a criar música que ‘concorrerá diretamente, barateará e suprimirá’ o trabalho de artistas humanos. Leia Mais