RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

GUIA RÁDIO: como criar um mídia kit com dados de cobertura georreferenciados

10/06/2024 | Mercado, Publicidade, Rádio OTA

Um dos itens mais importantes do mídia kit é a informação da abrangência da rádio, uma informação que poderá ser decisiva para fechar a venda com o anunciante.

O público servido pela rádio vai além da área central da sua cidade de operação, se estendendo por outras cidades, vilas e distritos. E esta é uma pergunta recorrente: “A rádio pega em … ?”. E a melhor resposta para esta pergunta é aquela que se baseia em critérios transparentes e de boa engenharia.

O GUIA RÁDIO mostra a área de cobertura de todas as emissoras do Brasil, calculadas com metodologia da União Internacional de Telecomunicações. Para cada rádio, a aba “Cobertura Geográfica” apresenta um mapa (incluindo as cidade e vilas na região) e os dados georreferenciados de cobertura da estação.

Menu de opções da rádio no GUIA RÁDIO

Como a recepção da emissora não desaparece abruptamente, seguindo critérios práticos adotados por especialistas, a cobertura é dividida em três áreas:

  • “Cobertura 66dBu”: Área com SINAL FORTE, representando uma boa cobertura, com boa recepção dentro de casa, inclusive com receptores de baixo custo.
  • “Cobertura 60dBu”: Área com SINAL BOM, representando uma boa cobertura, com boa recepção em rádios portáteis e tuners dentro de casa, mesmo sem antenas especiais.
  • “Cobertura 54dBu”: Área com SINAL REGULAR, com boa recepção em rádios portáteis fora de casa, veículos e tuners com antenas externas.

O mapa do GUIA RÁDIO mostra estas três áreas. Um print deste mapa pode ser incorporado ao mídia kit da emissora como ilustração da sua área de cobertura. Você ainda pode inserir um link na imagem apontando para a página da emissora no GUIA RÁDIO para que o cliente possa clicar e navegar no mapa interativo, dar zoom e ver outros detalhes.

Exemplo de mapa de cobertura

Clicando na opção “Cidade e Vilas” no menu do mapa, serão mostradas todas as localidades dentro da área de cobertura.

Exemplo de mapa de cobertura mostrando a localização de cidades e vilas

Para ver a página de Cobertura Geográfica da rádio de demonstração do GUIA RÁDIO e interagir com o mapa, siga este link.

Para procurar pelas páginas da sua rádio no GUIA RÁDIO, insira os seus dados de localização como parâmetros na pesquisa.

Para cadastrar gratuitamente sua rádio e inserir dados customizados no GUIA RÁDIO (público alvo, dados de contato etc.), crie sua conta na plataforma aqui.

Para dúvidas e sugestões, envie uma mensagem para o Fale Conosco do GUIA RÁDIO.

Posts Relacionados
MídiaClipping Edição 2024 5
MídiaClipping Edição 2024 5

Bem-vindo a mais uma edição do MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco....

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.