RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

GUIA RÁDIO: Como avaliar a audiência ampliada da área de cobertura móvel FM+celular

17/06/2024 | Mercado, Mobile, Rádio OTA

Hoje em dia o rádio é multiplataforma e a audiência segue o conteúdo, seja através da transmissão FM ou do streaming. Assim, o público atendido pela rádio é a soma da população na área de cobertura da rádio e na área de cobertura do celular. E, no caso, a soma das partes é maior que o todo.

Para avaliar a audiência nesta área ampliada o GUIA RÁDIO desenvolveu uma metodologia para definir a área de “Cobertura Móvel Combinada” FM+celular.

Esta metodologia considera, para a cobertura da transmissão FM, a área onde a qualidade da recepção em rádios portáteis e tuners dentro de casa é estimada como boa ou regular. Tecnicamente, é a área delimitada pelo contorno onde o sinal é igual ou maior que 60dBu, ou seja, ligeiramente maior que o contorno protegido nominal da rádio.

Já a cobertura via rede celular, é avaliada apenas na área de influência da transmissão FM, ou seja, nos municípios contidos total ou parcialmente na área de cobertura da emissora (o contorno de 60 dBu de sinal).

Assim, nesta área ampliada, as coberturas se complementam. Ora a rádio cobre uma área de sombra do celular, ora a cobertura do celular se estende um pouco além da cobertura da rádio.

O resultado é um número maior de municípios atendidos e, consequentemente, um público maior servido pela programação da rádio. Este números são mostrados no GUIA RÁDIO para cada rádio brasileira e considera as populações dentro de cada setor censitário. São mostrados tanto os números totais como os de cada município considerado. É mostrado também o número de pessoas que possuem celular na região.

Posição da página Cobertura Móvel no menu da rádio

Mapa da Cobertura Móvel

O GUIA RÁDIO apresenta ainda um mapa de mobilidade que mostra a área de cobertura da rádio via transmissão FM e as áreas de cobertura via rede celular.

Exemplo de mapa de Cobertura Móvel mostrando o status de mobilidade 3G+4G para um ponto na área de cobertura da rádio

Neste mapa, a cobertura da rede celular é agrupada em cinco tipos de área, conforme o seu percentual de cobertura dos setores censitários. A faixa de 80-100% de cobertura é considerada como de boa mobilidade, a faixa 50-80% como regular, a faixa 20-50% como restrita e a faixa 00-20% como apenas pontual. Basta clicar em qualquer ponto do mapa para checar o seu grau de mobilidade.

As localidades das cidades e vilas na região podem ser visualizadas mediante a seleção desta opção no menu do mapa.

Metodologia

As áreas de cobertura das rádios foram calculadas com metodologia da União Internacional de Telecomunicações e as áreas de cobertura da rede de dados celular estão baseadas em dados da Anatel para a rede 3G+4G.

Como ver exemplos e participar do projeto GUIA RÁDIO

Para ver a página de Cobertura Móvel da rádio de demonstração do GUIA RÁDIO e interagir com o mapa, siga este link.

Para procurar pelas páginas da sua rádio no GUIA RÁDIO, insira os seus dados de localização como parâmetros na pesquisa.

Para cadastrar gratuitamente sua rádio e inserir dados customizados no GUIA RÁDIO (público alvo, dados de contato etc.), crie sua conta na plataforma aqui.

Para dúvidas e sugestões, envie uma mensagem para o Fale Conosco do GUIA RÁDIO.

Posts Relacionados
Mídia Clipping 2024 6
Mídia Clipping 2024 6

Bem-vindo a mais uma edição do MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco. O...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.