RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

GUIA RÁDIO: Como rádios e anunciantes podem aproveitar o bom momento do mercado de carros

24/06/2024 | Mercado, Publicidade, Rádio OTA

O mercado de veículos novos está aquecido. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mais de 1 milhão de unidades foram vendidas até o início de junho, marca que não era alcançada neste período de tempo desde 2019. Agora em maio, os modelos mais vendidos foram o Volkswagen Polo, o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.

Esta pode ser uma boa oportunidade para o rádio capturar investimentos em publicidade neste segmento e o GUIA RÁDIO pode auxiliar as emissoras na defesa técnica destes projetos. Com dados georreferenciados da cobertura de todas as rádios do Brasil e informações da frota de veículos nestas áreas, o GUIA RÁDIO mostra, em cada caso, o potencial deste mercado.

Os dados da frota de veículos na área de cobertura estão nas páginas de “Mobilidade Urbana” que pode ser acessada através do submenu de cada rádio.

Link da página Mobilidade Urbana no submenu da rádio

Particularmente, a quantidade de veículos com menos de 2 anos de uso pode ser utilizada como indicador do número esperado de vendas de veículos novos em igual período no futuro – no cenário atual de crescimento, esta projeção poderia até mesmo ser considerada subestimada. O mesmo raciocínio vale para os veículos com 5 anos de uso, também indicado no GUIA RÁDIO.

Exemplo de dados e gráfico interativo do GUIA RÁDIO com a idade da frota na área de cobertura da rádio

Verificar a quantidade de veículos com menos de 2 anos de uso é importante porque nem sempre os mercados com maior rotatividade são os mais óbvios. Por exemplo, rádios das regiões de Breves-PA e de Cruzeiro do Sul-AC são as que cobrem localidades com frotas de menor idade média, ou seja, de maior renovação.

Já as rádios nas regiões metropolitanas de São Paulo-SP, Belo Horizonte-MG e Rio de Janeiro-RJ são as que cobrem localidades com as maiores frotas de veículos com menos de 2 anos de uso. Em São Paulo, este mercado de veículos novos gira acima de 950 mil unidades; em BH é da ordem de 800 mil; no Rio é de cerca de 250 mil. Porém, este mercado não é uma exclusividade das grandes capitais. Por exemplo, rádios das regiões de Irecê-BA, São Luís de Montes Belos-GO, Alpercata-MG cobrem localidades que representam mercados com renovação de cerca de 100 mil unidades em 2 anos.

O GUIA RÁDIO mostra ainda a composição da frota na área de cobertura da rádio, indicando as quantidades de veículos leves, motos, caminhões, ônibus e tratores. Isto é um bom indicador da relevância de cada um destes segmentos. Por exemplo, rádios em Porto Alegre-RS e Vitória-ES cobrem regiões que representam bons mercados para tratores, com frotas de 4 mil e 2 mil unidades respectivamente.

Exemplo de dados e gráfico interativo do GUIA RÁDIO com a frota na área de cobertura da rádio

As regiões com grandes frotas e aquelas com a frota mais velha podem ainda representar bons mercados para veículos usados, peças e reparos. Aqui, novamente, o tamanho e a idade média da frota indicados no GUIA RÁDIO podem servir como um indicador da importância do mercado. Por exemplo, rádios da região de Sant’Ana do Livramento-RS cobrem localidades com uma frota de mais de 77 mil unidades, porém, com idade média de 21 anos de uso, ou seja, com um bom potencial a ser trabalhado.

Como ver exemplos e participar do projeto GUIA RÁDIO

Para ver a página de Mobilidade Urbana da rádio de demonstração do GUIA RÁDIO e interagir com os gráficos, siga este link.

Para procurar pelas páginas da sua rádio no GUIA RÁDIO, insira os seus dados de localização como parâmetros na pesquisa.

Para cadastrar gratuitamente sua rádio e inserir dados customizados no GUIA RÁDIO (público alvo, dados de contato etc.), crie sua conta na plataforma aqui.

Para dúvidas e sugestões, envie uma mensagem para o Fale Conosco do GUIA RÁDIO.

Fonte: Guia Rádio

Posts Relacionados
Mídia Clipping 2024 6
Mídia Clipping 2024 6

Bem-vindo a mais uma edição do MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco. O...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.