RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Consumo de notícias no rádio e na tv é forte para fugir da desinformação

10/06/2024 | Conteúdo, Rádio OTA

A radiodifusão tradicional continua a desempenhar um papel preponderante na informação do público. De acordo com uma nova pesquisa realizada para a Free Press, mais de três quartos (77%) dos americanos usam rádio e televisão pelo menos algumas vezes por semana para se atualizar sobre notícias e eventos. E 43% usam rádio e TV várias vezes ao dia para se manter informados. Isso coloca as notícias transmitidas pela radiodifusão bem à frente de todas as outras mídias, incluindo o Facebook, que 59% disseram usar algumas vezes por semana, e aplicativos de notícias, usados por 55% dos entrevistados.

A Free Press pesquisou a opinião pública sobre mídia e tecnologia em um ano eleitoral nos EUA e os resultados mostraram que, em um momento em que as preocupações com a desinformação estão crescendo, muitos acreditam que mais notícias são a solução. Uma maioria de 51% dos entrevistados concorda que “ter mais veículos de notícias independentes é importante para impedir a desinformação e é bom para a saúde da democracia [americana].”. E aproximadamente o mesmo número (52%) concorda que “devemos aumentar o financiamento público para criar e expandir notícias locais e independentes.”. Apenas 32% dizem que há opções suficientes de veículos de notícias.

A pesquisa mostra ainda que 72% das pessoas, em todas as categorias demográficas, dizem que é “aceitável” que as plataformas bloqueiem conteúdo considerado racista ou odioso. A maioria dos entrevistados também acredita que é “aceitável” que as empresas de tecnologia impeçam a distribuição de anúncios políticos que violem os termos de uso contra a disseminação de informações falsas. No geral, 71% dizem acreditar que “as empresas de mídia social devem limitar informações falsas ou enganosas sobre as eleições que possam ser consideradas antidemocráticas.”

A Free Press trabalhou com os pesquisadores do African American Research Collaborative e da BSP Research. Os pesquisadores entrevistaram 3.000 adultos americanos de 1 a 18 de março deste ano.

A íntegra da pesquisa pode ser baixada aqui.

Fonte: Inside Radio

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.