A edição 2023 do U.S. Podcast Advertising Revenue Study, preparado pela PricewaterhouseCoopers (PwC) para o Interactive Advertising Bureau (IAB), apresentou os dados apurados para 2022. O estudo apresenta o faturamento com publicidade da indústria americana de podcasts, analisa a divisão da receita por categoria de anúncio e gênero de conteúdo e prevê as receitas futuras até 2025.
Apesar do contexto desfavorável da economia, a receita do podcasting com publicidade teve um crescimento significativo no último ano. Com um aumento de 26% sobre o ano anterior, continua a ser um dos canais digitais que mais cresce em faturamento. De fato, cresceu duas vezes mais rápido que a publicidade digital em geral (+11%) e mais que mídias sociais (4%), busca patrocinada (8%), display (12%), vídeo digital (19%) e áudio digital em geral (21%). A projeção do faturamento do pocasting para 2025 chega aos
O crescimento da receita está sendo impulsionado pelo investimento dos anunciantes de vários segmentos e em diferentes gêneros de podcasts. Um grupo diversificado de pequenos segmentos está gerando 28% de toda a receita do setor. Isto é um indicador da ampla aceitação e do reconhecimento do valor do canal.
Pela primeira vez desde 2018, as notícias não são mais o gênero de maior receita. Passado o período de maior isolamento da pandemia, os eventos esportivos e o estilo de vida com convivência presencial gerou maior interesse que o conteúdo de notícias e opinião política.
O estudo da PwC destaca ainda três vetores de desenvolvimento da indústria de podcasts.
Compra Programática: É esperado um crescimento da compra programática em resposta à demanda dos anunciantes por targeting contextual da audiência.
Brand Safety: No último ano, a indústria de podcasts fez grandes avanços em relação à segurança da marca e à adequação contextual para o target da sua campanha (por meio da análise da transcrição do podcast, pode-se, por exemplo, impedir a inserção da publicidade um episódio específico).
Attention Economy: As discussões sobre publicidade no mercado digital em geral, têm revelado o interesse crecente pela chamada economia da atenção, que foca na transformação das oportunidades de ver ou ouvir em atenção do usuário e resultados de negócios. Esta tendência favorece a publicidade em podcasts, que devem atrair anunciantes que procuram alcançar um público que é altamente engajado e focado no conteúdo que está consumindo.
O PwC / IAB U.S. Podcast Advertising Revenue Study 2023 pode ser visto aqui.
Fonte: PwC / IAB U.S. Podcast Advertising Revenue Study, Maio 2023