RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Crescimento do faturamento dos podcasts é um dos maiores dentre os canais digitais

01/07/2023 | Mercado, Podcasting

A edição 2023 do U.S. Podcast Advertising Revenue Study, preparado pela PricewaterhouseCoopers (PwC) para o Interactive Advertising Bureau (IAB), apresentou os dados apurados para 2022. O estudo apresenta o faturamento com publicidade da indústria americana de podcasts, analisa a divisão da receita por categoria de anúncio e gênero de conteúdo e prevê as receitas futuras até 2025.

Apesar do contexto desfavorável da economia, a receita do podcasting com publicidade teve um crescimento significativo no último ano. Com um aumento de 26% sobre o ano anterior, continua a ser um dos canais digitais que mais cresce em faturamento. De fato, cresceu duas vezes mais rápido que a publicidade digital em geral (+11%) e mais que mídias sociais (4%), busca patrocinada (8%), display (12%), vídeo digital (19%) e áudio digital em geral (21%). A projeção do faturamento do pocasting para 2025 chega aos US$ 4 bilhões, mais que o dobro de 2022.

O crescimento da receita está sendo impulsionado pelo investimento dos anunciantes de vários segmentos e em diferentes gêneros de podcasts. Um grupo diversificado de pequenos segmentos está gerando 28% de toda a receita do setor. Isto é um indicador da ampla aceitação e do reconhecimento do valor do canal.

Pela primeira vez desde 2018, as notícias não são mais o gênero de maior receita. Passado o período de maior isolamento da pandemia, os eventos esportivos e o estilo de vida com convivência presencial gerou maior interesse que o conteúdo de notícias e opinião política.

O estudo da PwC destaca ainda três vetores de desenvolvimento da indústria de podcasts.

Compra Programática: É esperado um crescimento da compra programática em resposta à demanda dos anunciantes por targeting contextual da audiência.

Brand Safety: No último ano, a indústria de podcasts fez grandes avanços em relação à segurança da marca e à adequação contextual para o target da sua campanha (por meio da análise da transcrição do podcast, pode-se, por exemplo, impedir a inserção da publicidade um episódio específico).

Attention Economy: As discussões sobre publicidade no mercado digital em geral, têm revelado o interesse crecente pela chamada economia da atenção, que foca na transformação das oportunidades de ver ou ouvir em atenção do usuário e resultados de negócios. Esta tendência favorece a publicidade em podcasts, que devem atrair anunciantes que procuram alcançar um público que é altamente engajado e focado no conteúdo que está consumindo.

O PwC / IAB U.S. Podcast Advertising Revenue Study 2023 pode ser visto aqui.

Fonte: PwC / IAB U.S. Podcast Advertising Revenue Study, Maio 2023

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.