O maior desafio do podcasting é a determinação da sua audiência real. Originalmente baseado em downloads, o número de arquivos baixados era a métrica utilizada como indicador de audiência. Porém baixar o podcast não significa necessariamente escutar. A pesquisa Infinite Dial 2017 mostrou alguns dados que permitem melhorar um pouco esta estimativa da audiência real.
Primeiro, investigando os métodos usados para ouvir um podcast, a pesquisa mostrou que é mais comum escutar o episódio direto por streaming do que baixar para escutar posteriormente. Esta parcela da audiência via streaming pode ser medida de forma direta pelo host do serviço.
A pesquisa perguntou então (aos entrevistados que baixavam podcasts) quantos episódios eles efetivamente escutavam. O gráfico abaixo mostra os resultados. A maior parcela dos entrevistados (52%) declarou que ouvia entre 76% e 100% dos podcasts baixados. Ou seja, a audiência efetiva de um podcast sofre um redutor de, pelo menos, 48% do número de downloads.
Em seguida, a pesquisa investigou quanto do podcast o ouvinte escutava. O resultado está no gráfico abaixo. Este dado é importante para avaliar o alcance de uma publicidade inserida no podcast. Um publicidade colocada no início do episódio atingirá, obviamente, 100% dos ouvintes. Porém, a publicidade inserida fora do início mas ainda na primeira metade do episódio, atingirá cerca de 85% dos usuários. Se inserida na segunda metade, este número cai para 40%.
Fonte: Edison Research / Triton Digital