O maior desafio do podcasting é a determinação da sua audiência real. Originalmente baseado em downloads, o número de arquivos baixados era a métrica utilizada como indicador de audiência. Porém baixar o podcast não significa necessariamente escutar. A pesquisa Infinite Dial 2017 mostrou alguns dados que permitem melhorar um pouco esta estimativa da audiência real.
Primeiro, investigando os métodos usados para ouvir um podcast, a pesquisa mostrou que é mais comum escutar o episódio direto por streaming do que baixar para escutar posteriormente. Esta parcela da audiência via streaming pode ser medida de forma direta pelo host do serviço.

Métodos usados para ouvir podcasts no mercado americano: download versus streaming
A pesquisa perguntou então (aos entrevistados que baixavam podcasts) quantos episódios eles efetivamente escutavam. O gráfico abaixo mostra os resultados. A maior parcela dos entrevistados (52%) declarou que ouvia entre 76% e 100% dos podcasts baixados. Ou seja, a audiência efetiva de um podcast sofre um redutor de, pelo menos, 48% do número de downloads.

Perfil de consumo de podcasts no mercado americano: download versus audiência efetiva
Em seguida, a pesquisa investigou quanto do podcast o ouvinte escutava. O resultado está no gráfico abaixo. Este dado é importante para avaliar o alcance de uma publicidade inserida no podcast. Um publicidade colocada no início do episódio atingirá, obviamente, 100% dos ouvintes. Porém, a publicidade inserida fora do início mas ainda na primeira metade do episódio, atingirá cerca de 85% dos usuários. Se inserida na segunda metade, este número cai para 40%.

Perfil de consumo de podcasts no mercado americano: ouve o episódio inteiro ou apenas uma parte
Fonte: Edison Research / Triton Digital