O Deezer renovou por dois anos o acordo de exclusividade que tem com a telco francesa Orange (antiga France Telecom). Com isto, continuará oferecendo com exclusividade aos seus clientes pacotes que incluem o serviço de músicas por assinatura do Deezer.
O serviço de música segue uma estratégia semelhante de aliança com telcos também no Brasil. O TIMmusic, oferecido como parte de pacotes da TIM, é operado pelo Deezer.
A parceria com operadoras de telecom é benéfica para um serviço de música online por várias razões. Primeiro, o contrato pode garantir uma base de assinantes que seria difícil captar no varejo. Segundo, o processo de cobrança pelo serviço de música passa a ser realizado pela operadora, reduzindo custos e simplificando bastante as operações. Por fim, se a operadora inclui o serviço de música sem cobrar o cliente pelo tráfego de dados que é gerado no consumo, isto é um grande apelo para ampliar a base de assinantes.
Neste último caso, a isenção de cobrança pelo tráfego do streaming de música, é uma forma de não observar a neutralidade de rede.
No primeiro semestre de 2015, o acordo com a Orange contribuiu com 24% do faturamento do Deezer.
Fonte: Music Business Worldwide / Tele.Síntese