RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Descoberta de músicas tem novos paradigmas na era do streaming

26/08/2024 | Conteúdo, Rádio OTA, Serviços de Música

O rádio sempre foi a fonte mais importante para as pessoas descobrirem novas músicas, porém, a realidade mudou com a disseminação dos serviços de streaming e até mesmo a influência dos vídeo games atuais.

A Edison Research publicou uma nova edição do seu estudo Music Discovery Report, que mostra este perfil de comportamento para a população americana 12+ anos. Os dados indicam como a descoberta de novas músicas é importante para as pessoas e em quais plataformas ela é feita.

As principais conclusões do estudo são:

  • Cerca de metade da população dos EUA com 12+ anos diz que é importante estar atualizado com a música.
  • Pessoas de 12 a 34 anos são os mais propensos a serem seguidores dedicados de música.
  • O Spotify cresceu e se tornou uma das plataformas de descoberta de música mais influentes desde 2016.
  • As plataformas de mídias sociais desempenham um papel fundamental na descoberta de música para pessoas de 12 a 34 anos, especialmente em comparação com faixas etárias mais velhas.
  • O boca a boca, YouTube e rádio AM/FM continuam a ser fontes-chave de descoberta de música entre pessoas nos EUA com 12 anos ou mais.

Importante notar as mudanças no comportamento das pessoas nos últimos anos, a começar pela própria queda na importância de se manter atualizado em relação às músicas, uma provável consequência da facilidade cada vez maior de se fazer buscas nas plataformas digitais.

De fato, o uso do Spotify para descoberta de músicas cresceu significativamente nos últimos anos e, em 2024, a plataforma foi a fonte mais frequente para descoberta de músicas para 18% dos entrevistados. Acompanharam também esta trajetória de crescimento outras plataformas digitais on-demand como YouTube, TilTok e Apple Music. Enquanto isto, o rádio AM/FM, líder histórico neste papel, perdeu espaço na preferência das pessoas. Esta migração de usuários para as plataformas digitais  é ainda mais acentuada entre os mais jovens.

Fonte: Edison Research

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.