A UNESCO está convidando todo o setor para comemorar, no próximo dia 13 de fevereiro, o Dia Mundial do Rádio.
O tema deste ano coloca a história do rádio em perspectiva, o passado, o presente e o seu futuro vibrante. Os mais de 100 anos do rádio são um motivo de celebração e, ao mesmo tempo, um estímulo para a superação dos atuais desafios como a competição digital e as mudanças na audiência.
Em uma era marcada pela velocidade vertiginosa da inovação tecnológica e pela rápida obsolescência de uma nova plataforma após a outra, o rádio está iniciando seu segundo século de serviços como uma das formas de mídia mais confiáveis e amplamente utilizadas no mundo.
O conceito para as comemorações deste ano está baseado em três pilares:
- A história marcante do rádio e seu impacto poderoso nas notícias, drama, música e esportes.
- O valor utilitário do rádio como uma rede de segurança pública gratuita, portátil e sempre disponível que atua durante emergências e quedas de energia, causadas por desastres naturais ou provocadas pelo homem, como tempestades, terremotos, inundações, calor extremo, incêndios florestais, acidentes e guerras.
- O valor democrático do rádio como um catalisador que fala com grupos não atendidos – incluindo populações imigrantes, religiosas, minoritárias e empobrecidas – e revela de forma instantânea a opinião pública através da liberdade de expressão no espaço público.
Outras informações e material de apoio para as emissoras pode ser encontrado aqui.
Fonte: UNESCO