A Sounds Profitable divulgou o Ad Nauseam, um novo estudo sobre publicidade em podcasts. Foram pesquisados pouco mais de 1.000 ouvintes semanais de podcasts sobre como eles interagem com os anúncios.
Em média, os entrevistados esperam ouvir três anúncios em um episódio de podcast e a maioria realmente ouviu três anúncios no último podcast que escutaram. O que é particularmente interessante é o fato de que, quando perguntados qual o número ideal de anúncios em um episódio de podcast que esperam ouvir, a resposta não é “zero”.
As principais conclusões do estudo são apresentadas a seguir.
Eficácia dos Anúncios:
- 58% descobriram um produto/serviço de que gostaram por meio de um anúncio em podcast e 45% fizeram uma compra por causa de um anúncio em podcast.
- A maioria dos ouvintes (66%) ouviu um anúncio 2-3 vezes antes de fazer uma compra, com 75% comprando dentro de uma semana após ouvir o anúncio pela última vez.
- Os anúncios em podcasts foram influentes na decisão de compra para 72% daqueles que compraram um produto ou serviço anunciado.
- 34% usaram um código promocional ouvido em um anúncio de podcast. Destes, 19% o fizeram para creditar o criador ou o podcast. Os códigos promocionais são frequentemente pesquisados posteriormente nas notas do programa ou no site.
Pular Anúncios:
- 46% dos ouvintes dizem que “sempre ou frequentemente” pulam anúncios em podcasts. No entanto, quando perguntados sobre o último episódio específico que consumiram, essa porcentagem caiu.
- 28% dos ouvintes dizem que ouvem “todos os anúncios” nos podcasts, o maior percentual entre todos os canais de mídia testados.
- Falta de interesse ou relevância (37%) e familiaridade com o produto ou serviço anunciado (28%) são os principais motivadores para pular anúncios.
Frequência dos Anúncios:
- 67% dos ouvintes lembram de ouvir 2-3 anúncios no último episódio de podcast com anúncios, com uma média de 3,1 anúncios percebidos.
- A maioria dos ouvintes (56-59%) sente que o número de intervalos comerciais em seu podcast favorito é adequado.
- 73% esperam ouvir 2-3 anúncios em um episódio típico de seu podcast favorito, com a maioria preferindo 1-2 intervalos.
- A distribuição dentro do conteúdo é a posição esperada para os intervalos comerciais.
Repetição dos Anúncios:
- 51% acham irritante ouvir o mesmo anúncio mais de uma vez em um único episódio ou não gostam fortemente disso.
- 90% acham aceitável ouvir o mesmo anúncio uma ou duas vezes em um episódio, com 40% concordando em ouvir uma vez.
- A repetição de anúncios diminui o interesse no produto ou serviço anunciado para 26% dos ouvintes e diminui a atenção ao podcast para 23%.
- 29% ficam mais irritados e menos propensos a ouvir quando notam a repetição frequente do mesmo produto ou marca.
Execução Criativa:
- O principal motivo para pular anúncios é a falta de interesse ou relevância do anúncio (37%), seguido pela familiaridade com o produto ou serviço (28%).
- Os ouvintes não acham anúncios interessantes, engraçados ou novos cansativos. Eles acham cansativo a falta de variedade na forma e a repetição da mesma marca ou mensagem.
- Embora os anúncios lidos pelo apresentador sejam os preferidos, 75% sentiram que pular anúncios em podcasts não afetou ativamente o “apoio” ao programa, e 19% usaram códigos promocionais para garantir que o programa fosse creditado, sendo esta a razão menos citada para usá-los.
- A maioria dos ouvintes de podcasts ouve o mesmo anúncio em vários podcasts (52%) e quatro em cada cinco percebem encontrar o mesmo anúncio em outras mídias.
- O anúncio em podcast é creditado por 72% dos consumidores como “influente” em sua decisão de comprar um produto ou serviço que ouviram em um podcast, mesmo que tenha sido encontrado em outras mídias.
O estudo pode ser baixado aqui.
Fonte: Sounds Profitable