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Estudo apresentado na NAB avalia a produção e criação de conteúdo com IA

22/04/2024 | Inteligência Artifical

A Futuri apresentou no NAB Show 2024 um estudo inovador sobre inteligência artificial na mídia, revelando uma nova era de colaboração entre humanos e IA na criação de conteúdo. O CEO da Futuri, Daniel Anstandig, ao lado da co-apresentadora Ameca, um androide alimentado por IA, compartilhou as descobertas do estudo realizado em colaboração com o CMG Custom Research, um instituto que conduz pesquisas de público para estações de rádio e televisão. O estudo entrevistou quase 5.200 consumidores de notícias de rádio e TV em todo os Estados Unidos, revelando insights sobre percepções do público, expectativas e o futuro do conteúdo de mídia alimentado por IA.

As descobertas desafiam a abordagem tradicional da produção de mídia e criação de conteúdo, sugerindo uma mudança para a abertura à colaboração entre humanos e IA: “O estudo da Futuri mostra que o público está aberto à adoção da IA pela mídia na criação de conteúdo. Na verdade, eles já acreditam ter experimentado a IA sendo usada no rádio e na televisão. Descobrimos que o público acredita que a IA ajudará a mídia a criar conteúdo mais relevante e envolvente. Eles apenas querem ser informados sobre seu uso e que seja utilizado nos cenários certos”, observou Anstandig, destacando a necessidade de equilíbrio entre a criatividade humana e a eficiência da IA.

Anstandig acrescentou: “Este estudo revela uma indústria pronta para aproveitar o potencial da IA para redefinir seu futuro. Com a demanda do público por conteúdo atingindo níveis sem precedentes, a IA capacita as equipes de produção a gerar o vasto volume de conteúdo necessário em várias plataformas para satisfazer seus públicos.”

Os principais insights do estudo são apresentados a seguir.

O público está pronto para a IA
  • 1 em cada 5 pessoas nos EUA acredita que já ouve uma estação de rádio que usa IA, embora, na prática, isto não seja verdade.
  • Quase metade (49%) dos telespectadores de notícias na TV acreditam já ter visto aplicações de IA no ar na forma de humanos entregando notícias ou informações que na verdade foram geradas usando IA.
  • Em uma série de perguntas avaliando as percepções dos consumidores sobre a adequação da integração da IA com suas marcas preferidas, os entrevistados consistentemente deram altas avaliações à IA por sua compatibilidade e adequação percebidas.
  • Isso sinaliza que o público já está mais preparado para o conteúdo gerado por IA no ar do que era esperado.

As pessoas não conseguem distinguir facilmente entre conteúdo de áudio humano e de IA
  • Os participantes foram apresentados a amostras alternadas de vozes geradas por IA criadas usando o AudioAI da Futuri e vozes humanas. 60% do tempo identificaram a IA como humana.
  • O público também foi apresentado a avatares de vídeo de âncoras de notícias de IA apresentando notícias, previsões do tempo e conteúdo esportivo.
  • Embora os avatares de vídeo de IA tenham mostrado promessa, o consenso geral foi que a tecnologia está próxima, mas ainda não está pronta para o horário nobre, indicando melhor adequação para canais sociais e digitais. O áudio de IA foi considerado mais aceitável tanto por ouvintes de rádio quanto de podcasts.

As redes sociais são o principal lugar onde o público busca notícias, seguidas por veículos de notícias locais
  • O público agora está recorrendo às redes sociais como sua principal fonte de notícias, visitando essas plataformas 50% mais vezes do que os tradicionais veículos de notícias locais, refletindo uma mudança na forma como o público acessa informações.
  • Embora a confiança nas notícias consumidas nas redes sociais seja menor do que nas notícias da radiodifusão, o consumo nas redes sociais é marcadamente mais alto.
  • Essas descobertas reforçam ainda mais a importância dos veículos de mídia repensarem o conteúdo em várias plataformas para alcançar o público. A IA oferece uma solução clara para mídias com recursos limitados reajustarem rapidamente o conteúdo para outras plataformas, maximizando o conteúdo já produzido.

O público tem um desejo crescente por apresentadores de IA personalizáveis
  • 45% dos entrevistados expressaram interesse em personalizar a personalidade de apresentadores de rádio ou podcasts guiados por IA.
  • 41% dos entrevistados mostraram interesse em adaptar o tipo de conteúdo entregue, indicando um forte desejo do consumidor por experiências de mídia personalizadas.

Os entrevistados acreditam que a IA melhorará o conteúdo em notícias, vídeo e áudio
  • 45% dos telespectadores de notícias na TV acreditam que a IA pode ajudar na seleção de melhores histórias de notícias.
  • 54% dos telespectadores de notícias locais na TV acreditam que a IA pode aprimorar previsões do tempo, mostrando o potencial da IA para melhorar o jornalismo tradicional por meio de integração adequada na redação.
  • Os entrevistados também indicaram um alto nível de confiança no conteúdo gerado por IA, especificamente quando informado por fontes confiáveis como veículos de notícias locais e nacionais.

O público deseja que o uso de IA seja divulgado
  • 90% dos entrevistados querem uma divulgação clara quando o conteúdo ou os apresentadores são alimentados por IA.

Fonte: Futuri

Ilustração: Futuri

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