O consumo de podcasts vem se consolidando no Brasil nos últimos anos. Segundo o estudo Inside Audio 2024, da Kantar, 43% dos ouvintes de rádio consumiram conteúdo nesse formato nos três meses que antecederam a pesquisa. Entre as pessoas que costumam consumir esse tipo de programa, 48% declararam ouvir podcasts toda semana.
Com o crescimento da audiência, vem também o crescimento da publicidade. E a performance dos anúncios em podcasts é amplamente reconhecida. De fato, a pesquisa mostrou que 70% dos ouvintes se informam sobre produtos e serviços que pesquisam depois de ouvir a respeito deles nos programas.
Os cinco gêneros mais ouvidos de podcasts são: comédia (31%), música (31%), esportes (24%), educação (22%), e notícias e política (22%).
O estudo listou ainda os principais motivos dos entrevistados para consumir e buscar podcasts. São eles: recomendações de amigos ou familiares (50%); popularidade de um podcast (45%); recomendações de plataformas (44%); trailers ou conteúdos distribuídos em redes como YouTube, Twitch e Facebook (44%).
A íntegra do estudo pode ser vista aqui.
Fonte: Inside Audio 2024 – Kantar