RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Indústria de podcasts pode estar atingindo seu nível de maturidade

18/03/2024 | Podcasting

Os números da indústria de podcasts sofrem com a multiplicidade de plataformas de distribuição e a não divulgação de determinados dados pelos provedores de serviço. Na tentativa de contornar esta dificuldade, empresas procuram agregar dados disponíveis, realizar pesquisas com o público e fazer projeções para chegar a indicadores para este setor.

Porém, basta estar acompanhando as notícias sobre podcasting para constatar que está havendo um movimento de acomodação após um boom inicial. Podcasts descontinuados, fusões e aquisições e ajustes nos modelos de negócios sinalizam que a indústria está caminhando para o estágio de maturidade onde há uma desaceleração do crescimento e uma diminuição do número de players.

Um bom termômetro da indústria pode ser encontrado na Listen Notes, que agrega dados de milhões de podcasts baseados em feeds RSS de acesso público.

A série histórica do número de novos podcasts lançados ano a ano mostra como o setor veio se expandindo de forma orgânica até o início da pandemia. Nesta época, houve um boom de novos podcasts com um pico de um milhão de lançamentos em 2020.

Passado este período, o número de lançamentos voltou ao patamar pré-pandemia, chegando a cerca de 224 mil novos podcasts em 2023. Este efeito bolha fica evidente na taxa de podcasts descontinuados que atingiu um pico, também em 2020, de 31% do total, voltando posteriormente ao patamar histórico de 10%.

No entanto, ainda é cedo para dizer se este é um momento de simples desaceleração, de estabilização ou de inflexão no lançamento de novos podcasts e na produção de novos episódios.

Neste gráfico, o podcast ativo é aquele que lançou ao menos um episódio no ano.

Fonte: Listen Notes

Posts Relacionados

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.