O ChatGPT está dando um passo importante para ir além das suas funções tradicionais de assistente de texto. Agora, a plataforma oferece uma nova geração de funcionalidades em seu kit de desenvolvimento de aplicativos – Apps SDK – que possibilita criar apps dentro do ChatGPT que interagem de forma integrada e transparente com plataformas externas.
Com os novos recursos, empresas poderão criar aplicativos integrados ao ChatGPT, transformando a IA em uma interface universal capaz de acionar sistemas, consultar dados e executar fluxos de trabalho em tempo real, tudo por meio de linguagem natural.
O anúncio da novidade pela OpenAI veio acompanhado do lançamento de alguns aplicativos desenvolvidos por grandes corporações que já implementaram as novas funcionalidades. Entre elas, o Spotify anunciou a integração oficial da sua plataforma ao ChatGPT, permitindo que usuários, tanto da versão gratuita quanto da premium, acessem conteúdos personalizados diretamente na conversa com o chatbot.

Para o setor de áudio, essa iniciativa transforma o ChatGPT em um ambiente de ações e ferramentas conversacionais, permitindo que usuários acessem músicas, podcasts e serviços externos diretamente na conversa. Para o setor de rádio, em especial, essas integrações abrem oportunidades de personalização, engajamento e experimentação de formatos digitais, sinalizando um movimento de inovação que pode redefinir a forma como os ouvintes interagem com o áudio e o conteúdo ao vivo.
Case: a integração do Spotify ao ChatGPT
A integração do Spotify é um bom exemplo da experiência fluida resultante para o usuário. Ela funciona da seguinte forma:
- O usuário inicia uma conversa no ChatGPT e menciona “Spotify” em seu prompt. Na primeira vez que fizer isso, será solicitado que ele conecte sua conta Spotify ao ChatGPT.
- Depois de conectado, basta perguntar por músicas, artistas, álbuns, playlists ou episódios de podcast. O ChatGPT “trará à tona” o app do Spotify dentro da conversa e utilizará o contexto para realizar a tarefa solicitada.
- O usuário pode também pedir recomendações com base em sua vibe, um tema ou um tópico (por exemplo: “playlist para viagem de carro”) e o Spotify fornecerá sugestões personalizadas.
- Ao clicar em uma faixa sugerida, o usuário será levado ao app do Spotify para escutar ou assistir.
A nova funcionalidade está disponível para todos os usuários do ChatGPT – incluindo as versões Free, Plus e Pro. Quem utiliza a versão gratuita do Spotify poderá explorar o catálogo de playlists existentes, como “Discover Weekly” e “New Music Friday”. Já os assinantes premium terão acesso a um nível superior de personalização, capaz de transformar prompts mais elaborados em seleções de faixas totalmente sob medida.
A integração entre as plataformas é opcional: para utilizá-la, o usuário precisa autorizar manualmente a conexão entre sua conta do Spotify e o ChatGPT. Segundo o Spotify, nenhuma música, podcast ou outro tipo de conteúdo será compartilhado com a OpenAI para fins de treinamento de modelos de inteligência artificial.
A nova geração de apps integrados do ChatGPT
Os aplicativos anteriores publicados na biblioteca do ChatGPT abriam em um ambiente em separado e nele o usuário interagia, em geral, com temas restritos a um contexto específico.
A nova geração de aplicativos do ChatGPT oferece uma experiência nativa para o usuário, funcionando inteiramente dentro da própria interface do chatbot. Esses apps se integram de forma fluida à conversa e podem ser acionados de duas formas: automaticamente, quando o ChatGPT identifica a necessidade e “sugere” o app mais adequado, ou diretamente pelo usuário, ao mencionar o nome do aplicativo.
Com base em linguagem natural, os apps oferecem experiências interativas – como mapas, playlists e apresentações – incorporadas à janela de chat. A proposta é transformar o ChatGPT em um verdadeiro hub conversacional, capaz não apenas de responder perguntas, mas também de ativar ferramentas externas de forma contextual para executar tarefas completas.
Os aplicativos podem ser desenvolvidos a partir do Apps SDK, da OpenAI, um pacote de código que facilita desde a definição do fluxo do chat até o estabelecimento de conexões a ferramentas e dados externos.
Oportunidades para o rádio e podcasts
A integração com o ChatGPT representa não apenas uma oportunidade para oferecer uma experiência mais rica e interativa aos ouvintes de rádio e podcasts, mas também um novo ponto de contato com o público de uma plataforma que tem, hoje em dia, 800 milhões de usuários. Ter um aplicativo disponível no ecossistema do ChatGPT significa poder ser acionado automaticamente e inserido naturalmente no fluxo das conversas, nos mais variados contextos.
Fonte: OpenAI / Spotify / Inside Radio














