Com o podcasting em alta, o Interactive Adverting Bureau (IAB) publicou o primeiro guia para publicidade em podcasts. O documento consolida informações com o objetivo de orientar os anunciantes.
De forma didática, além de apresentar informações gerais sobre podcasting, o guia classifica e relaciona as principais características da comercialização, refletindo as práticas atuais de mercado. Assim, funciona como uma cartilha para os anunciantes que ainda não estão familiarizados com o podcasting.
A seguir, alguns conceitos e definições descritos em detalhes no guia.
1. Tipos de inserção da publicidade:
- pre-roll
- mid-roll
- post-roll
2. Modos de inserção do spot:
- inserido no momento da gravação do podcast
- gerado dinamicamente no momento do download
3. Métrica de alcance:
- número de downloads
4. Formatos de comercialização:
- impressões (CPM)
- flat rate de patrocínio
5. Propriedades comercializadas:
- spot lido pelo apresentador
- testemunhal do apresentador
- spots pré-gravados
- segmento de conteúdo especial (publicitário) inserido no meio do podcast
- patrocínio exclusivo (branded) de séries
- cotas de patrocínio
Fonte: Interactive Adverting Bureau