RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Mídia Clipping 2024 12

02/01/2025 | Mercado, Tecnologia

MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.


Podcasts de nicho incentivam mais fortemente ações dos consumidores

Estudo da Acast mostrou que quase nove em cada dez ouvintes de podcasts (88%) afirmam ter tomado alguma ação após ouvir um anúncio em podcast, seja visitando o site de uma marca (57%) ou comprando um produto (41%). O estudo revela que, em podcasts de nicho, a motivação é ainda maior, com 94% dos ouvintes respondendo aos anúncios que ouviram. Leia Mais

Estudo do IAB recomenda aumento da publicidade em áudio

Apesar do áudio representar 31% do tempo de mídia dos consumidores, apenas 9% dos orçamentos de mídia são alocados para ele. Os profissionais de marketing devem considerar aumentar seus investimentos em áudio para corresponder ao alto nível de consumo e engajamento do público. Leia Mais

ACAERT anuncia vencedores do seu concurso estudantil de podcasts

Concurso reuniu 85 escolas das redes pública e privada de Santa Catarina e premiou oito podcasts. Leia Mais

Spotify atinge níveis recordes de lucratividade e 640 milhões de usuários ativos

O Spotify apresentou o que chamou de “resultados sólidos” no terceiro trimestre, com a lucratividade atingindo níveis recordes. A plataforma adicionou 14 milhões de novos usuários ativos mensais, um aumento de 11%, totalizando 640 milhões, e 6 milhões de novos assinantes pagos, um crescimento de 12%, alcançando 252 milhões. Apesar de um mercado publicitário mais fraco e do que a empresa descreveu como “movimentos cambiais desfavoráveis,” a receita do terceiro trimestre cresceu 19% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 4,3 bilhões. Leia Mais

Parceria Wondercraft-Frequency usa IA para personalizar campanhas publicitárias

O estúdio criativo de áudio Wondercraft e a plataforma de gestão de áudio Frequency lançaram uma integração projetada para permitir que marcas e editores de mídia produzam e implementem campanhas de anúncios de áudio personalizados em grande escala. Chamado de “Variations”, o novo recurso da suíte criativa da Wondercraft possibilita a criação automatizada de variações de anúncios e personalização com base em dados da audiência. Leia Mais

Kantar divulga novos dados sobre a eficácia da publicidade em podcasts

De acordo com um novo estudo da Kantar, quatro em cada dez profissionais de marketing globalmente (41%) planejam aumentar os gastos com publicidade em podcasts em 2025. Esse número representa um aumento de dez pontos percentuais em relação aos 31% em 2024. Apenas a TV por streaming teve um ganho percentual maior de um ano para o outro entre os 23 canais de marketing monitorados no Kantar Media Reactions 2024. Leia Mais

Validate: nova plataforma de atribuição de publicidade em áudio é lançada nos EUA

A Coleman Insights está lançando o “Validate”, uma plataforma inovadora de atribuição que ajuda as estações de rádio a demonstrarem o impacto das campanhas publicitárias. A empresa de pesquisa de mídia afirma que o Validate ajuda as estações de rádio a mostrarem aos anunciantes exatamente como as campanhas transmitidas geram impressões nos consumidores e direcionam tráfego para sites. Leia Mais

Aplicativo da ElevenLabs lê artigos e cria podcasts com vozes de IA

Com o novo recurso GenFM, o usuário pode gerar podcasts, a partir dos seus documentos importados, que serão narrados por apresentadores virtuais de IA com uma locução que se ajusta automaticamente ao tipo de conteúdo. Veja uma demonstração no link. Leia Mais

Pesquisa analisa o consumo de notícias e reafirma a liderança do rádio em credibilidade

O rádio é o meio de comunicação de notícias com maior índice de confiança por parte do público americano – 65% dos entrevistados dizem confiar no rádio como fonte de notícias, à frente de jornais nacionais (64%), canais de notícias a cabo (59%), revistas (58%), publicações online (55%), podcasts (52%) e redes sociais (41%). Leia Mais

Cerca de um em cada três influenciadores de notícias também apresenta um podcast

O Pew Reasearch Center afirma que um em cada três (34%) influenciadores de notícias compartilha conteúdo por meio de podcasts, com muitos deles não vinculados a veículos de comunicação tradicionais – apenas 23% dos influenciadores de notícias analisados estão ou estiveram anteriormente empregados em organizações de notícias. Leia Mais

Parceria Crayola-Audible une audiobooks com atividades criativas para crianças

Em parceria com a Audible está conectando atividades com lápis de cera e histórias em áudio. A colaboração resultará no lançamento de uma coleção de folhas de atividades que permitirá aos ouvintes se envolverem criativamente com títulos infantis selecionados. Essas folhas incluem projetos de colorir e sugestões de desenho criativo relacionadas a podcasts e audiolivros infantis da Audible. Leia Mais

Atualização do Android Auto prevê integração com rádio FM e HD RADIO

A atualização estável do Android Auto 13.3 já está sendo liberada para os usuários via Google Play Store e, com ela, a atualização do recurso “Car Radio” do Android destaca que oferece suporte a “novas frequências de rádio”, incluindo FM e HD RADIO. O novo recurso disponibilizaria um controle direto do rádio do carro por dentro do aplicativo. Leia Mais

YouTube e Spotify são as principais plataformas para consumir podcasts

De acordo com um estudo da AnalyticsIQ, o YouTube é a plataforma dominante para o consumo de podcasts. A plataforma de streaming, de propriedade do Google, é usada por 59% dos americanos que ouviram pelo menos um podcast nos últimos três meses. O Spotify ficou em segundo lugar (44%), seguido pelo Apple Podcasts em terceiro (26%). Podcasts em formato de conversa lideraram as preferências, sendo escolhidos por 62% dos entrevistados. Leia Mais

Audio.co será a nova marca da plataforma de IA da Aiir (RadioNewsAI)

O Audio.co será lançado no primeiro trimestre de 2025 e introduzirá uma ferramenta de produção de spots comerciais impulsionada por IA. A plataforma continuará oferecendo notícias, previsões do tempo, informações de trânsito e outros relatórios para rádio utilizando IA e vozes clonadas. Leia Mais

FCC aprova regras finais para geotargeting em FM

Pela regra, reforçadores de FM poderão transmitir programação própria por até três minutos por hora. Essa técnica de geotargeting, chamada ZoneCasting, já estava sendo aprovada desde o início de 2024, porém, como operação em caráter temporário e experimental. Leia Mais

Problemas na Amazon atrasam lançamento da Alexa avançada

A Alexa aprimorada com IA, planejada pela Amazon para lançamento em 2024, foi adiada para 2025 devido a problemas significativos de desempenho, como respostas lentas e dificuldades com integrações de dispositivos inteligentes. Leia Mais

Amazon Music e Spotify expandem suas ofertas de audiobooks com novas parcerias e recursos

O Amazon Music agora oferece um audiolivro por mês aos seus assinantes, enquanto o Spotify firmou uma parceria com a Bloomsbury para ampliar o seu catálogo. Essas inovações visam atender à crescente demanda por conteúdo de áudio falado. Leia Mais

Mídia programática em áudio possibilita targeting com segmentação avançada

A AdsWizz publicou um ebook sobre segmentação avançada em mídia programática para áudio. Cinco métodos são discutidos: público preditivo e as segmentações multicultural, por clima, por localização e por mood do conteúdo. Leia Mais

Pesquisa mostra uso do celular no carro para escutar músicas e podcasts

Usando o celular como dispositivo para ouvir conteúdo de áudio no carro, o streaming de música é o formato mais consumido e representa 53% do tempo de audiência. Em seguida, vêm os podcasts com 17% do tempo. E, em uma visão mais ampla, reunindo podcasts e audiobooks, vemos que o conteúdo de áudio falado representa cerca de 21% do tempo. Leia Mais

Neurociência e IA desvendam o que está por trás de podcasts de sucesso

Desejo por novidade, familiaridade, confiança, fluência cognitiva, autoestima e autorrealização além de tribalismo e busca por entretenimento são os fatores que movem os ouvintes de podcasts de sucesso. Leia Mais

Pesquisa: ouvintes preferem recomendações de humanos a algoritmos

Os aplicativos de podcast estão se esforçando para melhorar a capacidade de apresentar os programas certos aos ouvintes, mas uma nova pesquisa revela que o toque humano é mais importante. A empresa de tecnologia de podcast Alitu, afirma que mais da metade dos ouvintes entrevistados disseram que descobriram seu podcast mais recente por meio de uma recomendação humana. A pesquisa também mostra que dois terços dos ouvintes consideram fácil descobrir novos programas. Leia Mais

Kantar aponta tendências de mídia para 2025 com uma perspectiva centrada no consumidor

A Kantar IBOPE Media publicou o relatório “Media Trends & Predictions 2025” e o complemento no “Data Stories 44” discutindo as principais tendências de mídia para 2025. Os documentos destacam um ecossistema de mídia em constante mudança, impulsionado por inovações tecnológicas, mudanças no comportamento do consumidor e uma crescente necessidade de confiança e transparência. Leia Mais

IAB Brasil publica o Guia de uso da Inteligência Artificial na Publicidade Digital

No guia, desenvolvido pelo grupo de trabalho do Comitê de IA do IAB Brasil, são apresentadas aplicações práticas para criação, mídia, tomada de decisão, medição e atribuição, além de boas práticas e ferramentas que já estão disponíveis no mercado. Indicações de ferramentas para  personalizar conteúdos, otimizar processos e potencializar resultados de campanhas. Veja o link para baixar. Leia Mais

Posts Relacionados
Mídia Clipping 2024 11
Mídia Clipping 2024 11

MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco. Hit Radio AI: rádio musical é...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.