Mídia Clipping é um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.
Integração Spotify-ChatGPT inaugura nova geração de apps embutidos e abre caminhos de inovação para o rádio
A nova geração de aplicativos do ChatGPT marca uma transformação no modo como interagimos com a IA, permitindo que apps sejam executados diretamente dentro da conversa. Com o novo Apps SDK, empresas podem integrar seus serviços ao chatbot, tornando a IA capaz de acionar plataformas externas e executar tarefas em tempo real por meio de linguagem natural. A integração do Spotify inaugura essa fase, permitindo que usuários acessem playlists e podcasts personalizados sem sair do chat. Para o rádio e o podcasting, essa evolução abre um campo inédito de inovação – com possibilidades de criar experiências interativas, ampliar o engajamento e posicionar suas marcas dentro de um ambiente conversacional que já conecta centenas de milhões de usuários em todo o mundo. Leia Mais
Spotify e Netflix anunciam parceria estratégica para podcasts em vídeo
O acordo estabelece que uma seleção curada dos principais podcasts em vídeo do Spotify será disponibilizada na Netflix a partir de 2026, começando pelos EUA e se expandindo para outros países posteriormente. Leia Mais
Spotify lança seu primeiro canal FAST com podcasts The Ringer na Samsung TV Plus
A Samsung TV Plus dos Estados Unidos anunciou uma parceria com o Spotify para lançar de forma exclusiva o canal The Ringer, o primeiro canal FAST do Spotify. A The Ringer é uma plataforma de mídia que combina um site editorial com uma rede de podcasts e é focada em esportes, cultura pop, cinema, música e entretenimento em geral. Leia Mais
Podcasts: produções de menor porte podem oferecer retorno maior para os anunciantes
Estudo da Oxford mostra que audiências de nicho apaixonadas conseguem gerar resultados melhores que audiências massivas e casuais. Leia Mais
EBU: integridade das notícias em assistentes de IA apresenta grandes desafios
Estudo da EBU apontou que os assistentes de IA ainda não oferecem uma forma confiável de acessar e consumir notícias. Os erros persistem em níveis altos e são sistêmicos, afetando todos os idiomas, assistentes e organizações envolvidas. Leia Mais
EUA: maioria do tempo com música via streaming agora é gasto em plataformas pagas
O tempo gasto com música por streaming migrou das plataformas gratuitas para as pagas. Em 2025, os norte-americanos estão dedicando 66% do tempo diário de escuta de música por streaming às plataformas pagas e apenas 34% às versões gratuitas. No Brasil, indicadores da indústria fonográfica apontam para tendência semelhante. Leia Mais
Triton Digital lança o AdBuilder AI para impulsionar a compra de áudio self-service
A plataforma é uma white-label que oferece a cada publisher um marketplace totalmente personalizado e com marca própria, onde os anunciantes, através autoatendimento, podem criar, reservar e pagar por suas campanhas de forma independente. Leia Mais
YouTube é o principal ponto de contato dos brasileiros com os podcasts
Pesquisa mostra o perfil de consumo de podcasts no Brasil e destaca que 81% dos ouvintes semanais utilizam o YouTube como principal plataforma para descobrir novos programas. Leia Mais
Pesquisa revela o perfil dos ouvintes habituais de podcasts no Brasil
A Nielsen destaca quatro dimensões que caracterizam o perfil de consumo e o meio em si no Brasil: o consumo diverso e o engajamento crescente; os ouvintes altamente focados; o potencial para impulsionamento das marcas; e o papel dos podcasts na vida das pessoas para além do entretenimento. Leia Mais
Navegadores de IA contornam paywalls e desafiam os editores
O surgimento dos navegadores com inteligência artificial traz desafios para os editores, já que agentes de IA capazes de acessar ou reconstruir conteúdo protegido por paywall sem serem detectados tornam as proteções tradicionais de conteúdo cada vez menos eficazes. Mesmo quando o acesso direto é bloqueado, esses agentes podem direcionar os usuários a fontes alternativas ou gerar resumos com base em outras reportagens, reduzindo o controle dos editores sobre seu conteúdo exclusivo. À medida que essas ferramentas evoluem, os editores poderão precisar de novas estratégias para proteger seu conteúdo e manter o controle sobre sua distribuição. Leia Mais
Jacobs Media: um roteiro para alavancar as receitas digitais do rádio em 2026
Para prosperar no ambiente digital, é necessário adotar uma abordagem integrada que combine a força do rádio com as oportunidades do digital. Esta mudança exige uma reavaliação fundamental da estratégia de vendas, dos processos operacionais e das táticas promocionais. O roteiro inclui três etapas: (1) avaliação do cenário e identificação de obstáculos, (2) estratégias e inovação para captura de receita e (3) promoção como ferramenta de construção de audiência para monetização. Leia Mais
Netflix amplia aposta em podcasts e negocia acordo com a iHeartMedia
A Netflix está em negociações com a iHeartMedia para licenciar podcasts em vídeo e trazê-los para sua plataforma de streaming, em um movimento que reforça o crescente interesse da empresa por formatos de conteúdo além de filmes e séries. Recentemente a Netflix firmou uma parceria semelhante com o Spotify. Leia Mais
Crescimento dos podcasts em vídeo impulsionou trimestre recorde do Spotify
O Spotify registrou resultados recordes no terceiro trimestre impulsionados pelo crescimento expressivo do consumo de podcasts em vídeo. O copresidente, Alex Norström, destacou que o podcasting se tornou um dos pilares do modelo multimídia do Spotify, que agora amplia seu foco para o formato audiovisual. Mais de 390 milhões de usuários assistiram a podcasts em vídeo na plataforma no terceiro trimestre, um aumento de 54% em relação ao mesmo período do ano anterior, e o tempo de consumo mais que dobrou no mesmo intervalo. Atualmente, o serviço abriga quase 500 mil programas em vídeo. Leia Mais
Ferramenta de IA revisa instantaneamente adequação de anúncios lidos pelo apresentador
A RedCircle, plataforma de hospedagem e monetização de podcasts, quer “corrigir anúncios ruins de podcast antes que alguém os ouça”. A nova ferramenta “Mic Check” analisa instantaneamente os trechos narrados pelos apresentadores assim que são enviados, usando uma IA treinada com quase um bilhão de impressões para identificar leituras monótonas, pontos de fala perdidos ou momentos fora do roteiro. Segundo a empresa, os criadores recebem um feedback instantâneo e semelhante ao humano – e as marcas ganham anúncios mais seguros e eficazes. Leia Mais
Gemini for Home: novo assistente de voz da Google chega ao mercado
A Google apresentou o Gemini for Home, uma evolução do seu assistente de voz tradicional marcada por aplicações avançadas de inteligência artificial. A atualização promete redefinir a maneira como os usuários interagem com os dispositivos inteligentes nas casas conectadas, com impactos na forma como os usuários consomem mídia. Leia Mais
Confiança e atenção estão impulsionando o impacto dos podcasts em 2025
Um novo relatório Podcast Pulse da Acast mostra que dois terços dos consumidores globais ouvem podcasts mensalmente, mas o que realmente diferencia o meio é a confiança e a concentração do público. Os ouvintes são duas vezes mais atentos do que os usuários de redes sociais e, graças aos podcasts, dois terços descobrem novas marcas, enquanto 58% realizam compras com base em recomendações. Os podcasts não vencem em volume – vencem em ressonância. Leia Mais
Rádios americanas notificam Volkswagen por sobrescrever metadados das emissoras
A NIA Broadcasting e a Radio Kings Bay emitiram uma notificação extrajudicial (cease and desist) contra a Volkswagen e suas marcas, incluindo Porsche e Audi, alegando interferência na operação de estações de rádio. O presidente da NIA Broadcasting, Neal Ardman, afirma que certos veículos da Volkswagen – especialmente o Porsche Taycan GTS – foram identificados sobrescrevendo e alterando dados de transmissão enviados por emissoras de rádio licenciadas. Leia Mais
Estudo da WPP mostra como o rádio influencia decisões antes do momento da compra
O estudo revela que 84% das compras são realizadas por consumidores que já possuem uma inclinação por uma marca antes mesmo de entrarem na fase ativa de compra. Nesse estágio anterior de “preparação para a decisão” (priming stage), canais de mídia como rádio e podcasts desempenham um papel fundamental na construção de consciência, confiança e conexão emocional. Leia Mais
Universal Music e Udio firmam acordo para lançar plataforma de música com inteligência artificial
A nova plataforma, com lançamento previso para 2026, será paga e permitirá que assinantes remixem, personalizem e combinem gravações de artistas da UMG, compartilhando as criações dentro do próprio ambiente do serviço. O acordo representa um possível modelo de convivência entre a música tradicional e a produção por IA. Leia Mais
Warner Music e Suno chegam a acordo em disputa sobre direitos e formam parceria
A partir de 2026, a Suno lançará modelos mais avançados e licenciados enquanto desativa os atuais, além de adotar regras mais rígidas para downloads, que passarão a exigir conta paga e terão limites mensais. O acordo inclui a aquisição pela Suno do Songkick da Warner, que seguirá ativo como espaço de descoberta de shows e ponto de encontro entre música interativa e performances ao vivo. Artistas e compositores manterão controle total sobre o uso de seus nomes, imagens, vozes e obras na geração de conteúdo por IA, garantindo transparência e novas fontes de receita. Leia Mais
ABERT lança nova versão do Manual de Radiodifusão na Prática
A nova versão do Manual de Radiodifusão na Prática já está disponível para download pelas emissoras de rádio e televisão. Leia Mais
Spotify apresenta estratégias para melhorar performance e retenção em podcasts
O Spotify publicou um guia de boas práticas para criadores que desejam otimizar o desempenho de seus podcasts. As recomendações incluem: causar uma ótima primeira impressão; otimizar o SEO; tornar os episódios mais atraentes com o vídeo; criar conteúdos curtos para divulgar; construir uma comunidade; publicar com regularidade; e analisar em profundidade os dados de audiência. Leia Mais
iHeartMedia se conecta a Amazon DSP para impulsionar a compra programática
A iHeartMedia é o mais recente grande grupo americano de rádio e podcasts a implementar uma integração de áudio programático com a Amazon, que oferece aos anunciantes que utilizam a plataforma Amazon DSP acesso direto ao inventário de áudio em streaming da emissora. Acordos anteriores da Amazon com players da indústria do conteúdo de áudio incluem Spotify, SiriusXM, Cox, Beasley e outros. Leia Mais
Stingray compra o TuneIn e se projeta como uma plataforma global de áudio digital
O Stingray Group é uma empresa de música, mídia e tecnologia com sede em Montreal que já possui milhões de ouvintes no Canadá e em outros países. Com a aquisição, o grupo terá uma receita anual que supera a casa de US$ 400 milhões. Leia Mais
Parceria entre iHeartMedia e TikTok inclui emissoras de rádio e uma rede de podcasts
O TikTok firmou uma parceria multiplataforma com a iHeartMedia em um esforço conjunto que levará criadores do TikTok para o ecossistema da iHeart. A colaboração inclui o lançamento da TikTok Podcast Network, que contará com até 25 novos podcasts apresentados por criadores da plataforma, além de uma emissora nacional de rádio – no ar e em streaming – e uma série de ativações em eventos ao vivo. Leia Mais
YouTube lidera em engajamento e Instagram domina em interações para podcasters
Os podcasters estão ampliando suas estratégias de vídeo, de acordo com um estudo da Metricool, que analisou como os 100 principais programas dos EUA utilizam as plataformas sociais. O relatório constatou que o YouTube oferece a maior taxa de engajamento, enquanto o Instagram impulsiona o maior volume de interações por meio de vídeos curtos – 724% acima da média. Leia Mais
Pesquisa revela que a maioria dos podcasters independentes não está monetizando seus programas
De acordo com a Indiepod Survey 2025, da Alitu, 85% dos podcasters independentes não ganham dinheiro com seus programas — eles são movidos mais por idealismo do que por receita. A pesquisa mostra que a maioria define sucesso pelo crescimento da audiência ou pela realização criativa, e não pelo lucro. Descoberta de audiência, falta de tempo e burnout continuam sendo os principais desafios, enquanto patrocínios representam a maior parte da receita monetizada. Leia Mais
Rádio AM/FM e o áudio digital superam a média de ROI de todos os meios
Uma análise divulgada pela WPP Media revela que tanto o rádio AM/FM quanto o áudio digital oferecem um retorno sobre o investimento publicitário significativamente maior do que a média de 11 meios analisados, com o áudio digital ocupando o terceiro lugar e o AM/FM o quarto em ROI entre eles. O estudo constatou que, ao longo de um período de dois anos, o ROI de longo prazo do rádio AM/FM supera a média em 22%, enquanto o áudio digital supera a média em 27%. Leia Mais
Miko recorre a podcasters para tornar seus companheiros de IA mais humanos e acolhedores
A Miko, empresa de robótica de consumo com IA focada no desenvolvimento de robôs educacionais para crianças, está fazendo uma parceria com a iHeartMedia para levar seus robôs “companheiros de IA emocionalmente inteligentes” a lares em toda a América do Norte. Além de promover a tecnologia, a colaboração contará com apresentadores de podcasts e de rádio criando narrativas originais e integrações de voz para dar vida aos personagens da Miko. Leia Mais
Aixtream da Ferncast possibilita áudio imersivo para streaming de rádio e podcasting
A Ferncast explica que, graças à capacidade da sua plataforma Aixtream de lidar com o empacotamento HLS para áudio imersivo, as emissoras podem codificar, processar e distribuir conteúdo de áudio espacial como transmissões de rádio ou podcasts, garantindo compatibilidade com diversos dispositivos finais. Leia Mais
Pesquisa mostra que músicas geradas por IA são indistinguíveis de criações humanas
As pessoas já não conseguem mais distinguir músicas geradas por IA de criações humanas. Segundo pesquisa da Ipsos com 9.000 participantes (incluindo brasileiros), tornou-se praticamente impossível para as pessoas perceberem a diferença entre música criada por inteligência artificial e música feita por humanos. Leia Mais
Mercado global de podcasts deve crescer dez vezes até 2034
O mercado global de podcasts deve subir de US$ 2,92 bilhões em 2024 para US$ 30,4 bilhões em 2034. Um novo relatório da Market.US afirma que esse avanço é impulsionado pela demanda crescente por experiências de escuta personalizadas e pelos progressos em recomendações baseadas em IA. A América do Norte lidera com 42% do mercado, enquanto as assinaturas representam a principal fonte de receita à medida que a IA se torna o motor central da descoberta e da competição. Leia Mais
Aplicativo iHeartRadio adiciona “Destaques” em vídeos curtos com tecnologia de IA
O aplicativo iHeartRadio está incorporando clipes de vídeo curtos gerados por IA por meio de um novo recurso chamado iHeartRadio Highlights. Os usuários poderão ver reações, momentos de bastidores e trechos selecionados de podcasts e programas de rádio populares, tornando a experiência de escuta mais interativa e fácil de compartilhar. O lançamento acontece após a grande reformulação do aplicativo iHeartRadio no ano passado. Leia Mais
Gravadoras assinam acordos de licenciamento com a empresa de música em IA Klay
As gravadoras Warner Music, Universal Music e a Sony Music firmaram acordos de licenciamento com a Klay Vision Inc., tornando-a a primeira startup de música em IA a conquistar contratos desse tipo com as três grandes gravadoras e suas editoras. A Klay Vision atua como uma plataforma que utiliza modelos avançados de IA para gerar, transformar e personalizar conteúdos musicais de acordo com parâmetros fornecidos por artistas, produtores e empresas. Seu sistema analisa grandes catálogos licenciados para aprender estilos, timbres e estruturas, oferecendo ferramentas que permitem criar variações, demos, trilhas e elementos sonoros alinhados à identidade de cada projeto. Leia Mais
Google lança recurso no Gemini que identifica conteúdo gerado por IA
O aplicativo Gemini agora inclui ferramentas de verificação impulsionadas pelo SynthID, capazes de identificar imagens geradas ou editadas por IA ao reconhecer marcadores embutidos. A empresa apresenta o recurso como uma iniciativa de transparência para enfrentar a desinformação. Leia Mais
iHeartRadio afirma que a empresa não vai utilizar músicas ou vozes de IA na programação
A iHeartRadio deu início a uma nova fase na sua estratégia de programação ao comunicar à equipe que o grupo não usa e não pretende usar “personalidades geradas por IA” e nem “música feita por IA com vocalistas sintéticos fingindo serem humanos”. A orientação partiu de Tom Poleman, diretor de programação e presidente da empresa. No documento, ele reafirma que a rede seguirá priorizando conteúdo apresentado e interpretado por pessoas reais, evitando o uso de locutores sintéticos e faixas que utilizem cantores virtuais. Leia Mais
Métricas da Meta e do Google podem induzir profissionais de marketing ao erro
Executivos da Ad Results Media alertam que a dependência de anunciantes em métricas de desempenho fornecidas por plataformas como Meta e Google pode estar limitando o crescimento de longo prazo das marcas. Segundo eles, o foco excessivo em cliques imediatos e retorno rápido favorece canais que medem e validam seus próprios resultados, mesmo que não ofereçam a visão mais precisa do impacto das campanhas. Esse cenário leva algumas empresas a subestimarem formatos de mídia como podcasts, áudio digital e TV conectada, que atuam na construção gradual de influência e costumam gerar conversões dias ou semanas depois – efeitos que os modelos tradicionais de last-touch raramente conseguem captar. Leia Mais
Pesquisa mostra que o aumento do vídeo não reduz a força dos podcasts narrativos
Os podcasts narrativos continuam sólidos apesar do avanço do vídeo no YouTube, de acordo com o novo estudo Podcast Download da Cumulus e da Signal Hill Insights. Os ouvintes semanais ainda dedicam 54% do tempo de consumo a programas narrativos, contra 46% a “chatcasts”, mesmo que metade diga preferir assistir aos podcasts. Apenas os usuários que fazem multitarefas com vídeo “minimizado” tendem mais aos chatcasts. Leia Mais














