RADAR
Radar
Busca
Tópicos
Timeline

Mídia Clipping 2025 6

05/07/2025 | Mercado, Tecnologia

Mídia Clipping é um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.


Estudo aponta desafios e oportunidades para o rádio nos painéis de carros modernos

O rádio AM/FM permanece uma presença ubíqua nos veículos, mas sua acessibilidade e visibilidade estão diminuindo devido à complexidade dos sistemas de infotainment e ao aumento da concorrência de outras fontes de áudio. Leia Mais

O estado atual da mensuração em áudio: desvendando o impacto das campanhas

Estudo da Audacy explora as técnicas de mensuração em áudio e explora as diferentes métricas e ferramentas para avaliar o impacto das campanhas em várias fases do funil de marketing. Leia Mais

Podcasts relacionados a notícias superam em quase tudo as demais mídias

Pesquisa revelou uma visão interessante sobre os podcasts de notícias: eles superam outras mídias informativas em quase todos os critérios avaliados. Representado em um gráfico de radar, o comparativo analisou seis dimensões — profundidade, conexão com a história, formação de hábito, confiabilidade, conveniência e atualidade. Os podcasts se destacam especialmente em profundidade e envolvimento narrativo, embora fiquem atrás das notícias online em conveniência e timing. Leia Mais

O YouTube é a plataforma de podcast preferida da Geração Z

Segundo a Edison Research, considerando os que já usaram ou usam a plataforma, o YouTube foi mencionado por 71% dos entrevistados nesta faixa etária (13-29 anos), versus 64% que indicaram o Spotify. Interessante notar que quando a pergunta se refere ao uso frequente, as duas plataformas apresentaram percentuais quase iguais, 36% e 35% respectivamente. Leia Mais

Microfones em rede: uma nova fronteira do áudio profissional

O Spatial Mic da Voyage Audio é um microfone de rede com protocolo Dante. Foi vencedor do prêmio Best of Show da revista Mix em 2024 e recebeu agora o prêmio NAB PILOT Innovation Challenge 2025. Leia Mais

Estudo revela as top 100 aplicações de IA generativa preferidas pelo público

O estudo classifica os 50 principais produtos web com base em visitas únicas mensais e os 50 principais aplicativos móveis segundo o número de usuários ativos mensais, com foco exclusivo em soluções “AI-first” (veja as listas no artigo). Leia Mais

Tendências: a indústria do conteúdo de áudio em transformação pela IA

Artigo da AudioStack discute tendências para a indústria do áudio. Leia Mais

Prompts bem elaborados pela equipe de vendas apoiam os resultados do negócio

O webinar “A.I. Prompt Crafting 101 for Radio Salespeople” mostrou como a elaboração eficaz de prompts pode transformar a atuação comercial das rádios, tornando processos mais ágeis, estratégicos e personalizados. Especialistas destacaram que, ao dominar o uso da IA, profissionais de vendas podem otimizar a prospecção, criar propostas mais consultivas e gerar conteúdo com mais eficiência – tudo sem perder o toque humano. Leia Mais

Amazon Nova Sonic: novo modelo de IA promete interações por voz mais naturais e inteligentes

A Amazon lançou o Nova Sonic, um modelo de IA que unifica compreensão e geração de fala para oferecer interações por voz mais naturais, empáticas e inteligentes em diversas aplicações conversacionais (veja uma demonstração no artigo). Leia Mais

GBS apresenta proposta de sistemas de transmissão distribuída para FMs

Sistema proposto à FCC usa técnica de reforçadores de sinal para criar uma rede de pequenas estações que poderiam até substituir o transmissor principal. Leia Mais

Estudo da Nielsen mostra que o rádio oferece o maior ROI no mix de mídia

Com uma taxa de experimentação de 35% e um CPM relativamente baixo, o rádio surge como um líder claro no quadrante superior esquerdo (alta eficácia e baixo custo) do “Channel Plot” da Nielsen Commspoint (veja o mapa dos canais no artigo). Leia Mais

Publicidade em áudio digital segue em crescimento com destaque para os podcasts

O áudio digital como um todo, incluindo podcasts, continuou a crescer em 2024, gerando US$ 7,6 bilhões em receita, com um crescimento anual (YoY) de 8,5% em relação a 2023 – o que representa uma desaceleração em comparação com o crescimento de 18,9% registrado no ano anterior. No entanto, os podcasts apresentaram um forte aumento, com crescimento de 26,4%, enquanto outros formatos relacionados, como música por streaming e rádio, acabaram limitando o crescimento geral do áudio. Leia Mais

Audiência de podcasts no mundo continua em crescimento e Brasil supera a média global

Na América Latina, o interesse pelo podcasting é significativo, com destaque para o México (50%), que lidera a região, seguido por Brasil (44%) e Colômbia (41%). Esse cenário evidencia uma crescente afinidade do público latino-americano com o formato, embora ainda existam mercados, como a Argentina (28%), onde o hábito está em estágio menos avançado. Leia Mais

RAB aponta percepções equivocadas sobre o rádio e a publicidade em áudio

Existe um gap entre o consumo de conteúdo de áudio e as verbas de publicidade que capta fruto, em parte, de percepções equivocadas. O RAB destaca quatro atributos do rádio: ouvintes de rádio prestam muita atenção; a medição da audiência do rádio segue os padrões mais rigorosos; o rádio impulsiona resultados em múltiplas plataformas; Os ouvintes já podem ver a marca com o rádio. Leia Mais

Preocupações com a precisão persistem à medida que a tecnologia de IA evolui

Novas ferramentas de IA generativa da OpenAI, DeepSeek e Google estão produzindo informações imprecisas em uma taxa maior do que suas predecessoras – uma questão que alguns especialistas alertam ser insolúvel. Embora essas alucinações e erros sejam, em alguns casos, divertidos, eles são motivo de preocupação à medida que a IA é utilizada em contextos empresariais, médicos e jurídicos. Leia Mais

YouTube passa a oferecer escuta de podcasts na TV em nova aba dedicada

Os podcasts ganharam sua própria aba na mais recente atualização do aplicativo do YouTube para smart TVs e consoles de videogame. A mudança significa que os usuários não precisarão mais acessar canais específicos do YouTube para encontrar determinados podcasts ou episódios. Leia Mais

Katz: rádio impulsiona ações de consumo em diversos setores

Estudo da Katz demonstra que o rádio apresenta uma eficácia superior a outros meios de comunicação ao impulsionar ações entre os consumidores expostos à publicidade. Leia Mais

Audible anuncia produção de audiobooks com narração e tradução por IA

Inicialmente, será possível escolher entre mais de 100 vozes geradas por IA, disponíveis em inglês, espanhol, francês e italiano. As traduções serão possíveis do inglês para espanhol, francês, italiano e alemão. Leia Mais

O recurso DJ do Spotify agora aceita pedidos por voz

A empresa informou que o recurso DJ está disponível para usuários premium em mais de 60 mercados. Por meio de um comando de voz, o usuário pode pedir para o DJ baseado em IA do Spotify atualizar sua playlist. O DJ consegue lidar com uma combinação de pedidos relacionados a gênero musical, humor, artista ou atividade. Leia Mais

Número de assinaturas de serviços de áudio sugere início de consolidação do setor

No primeiro trimestre de 2025, pouco mais da metade dos americanos com 13 anos ou mais pagava por pelo menos uma assinatura de serviços de áudio. A maioria dessas pessoas pagava por apenas um serviço (35%). Há ainda os que pagavam por mais de um – 10% assinavam dois serviços e outros 6% pagavam por mais de dois. O número dos que pagam por apenas um serviço aumentou em relação aos trimestres anteriores. Leia Mais

Metade da população americana com 18+ anos já ouviu um audiobook

De acordo com uma pesquisa recente da Edison Research e da Audio Publishers Association, 51% dos americanos com 18 anos ou mais já ouviram um audiobook alguma vez, o que representa aproximadamente 134 milhões de pessoas. Leia Mais

Smart speakers fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas em diversos países

Enquanto nos EUA a posse de smart speakers parece ter se estabilizado em torno de um terço da população (35%), no Reino Unido esta fatia aparenta ser crescente e chegou a 45% neste ano. Ocorre da mesma forma na Austrália onde a posse de smart speakers alcança uma fatia de 40% da população. Já na Nova Zelândia, o cenário é diferente e mostra uma estabilização no patamar de 22%. Leia Mais

Digital deve representar 25% da receita do rádio nos EUA em 2025

Em 2024, a publicidade digital respondeu por 47% da receita publicitária dos jornais, mais de 22% no rádio e acima de 17% na TV. Para 2025, as projeções indicam uma presença ainda mais forte do digital nas receitas locais: 49% nos jornais, 25% no rádio e 20% na televisão. Leia Mais

YouTube entra no jogo dos rankings de podcasts com classificações semanais nos EUA

Poucos dias depois do Spotify anunciar uma nova métrica pública para podcasts – muito semelhante a um recurso tradicional do YouTube –, o YouTube lançou sua própria funcionalidade baseada em dados: um ranking semanal dos principais programas de podcast, listando os 100 podcasts mais assistidos nos EUA. Leia Mais

Amazon destaca podcasts como parte de sua visão publicitária multicanal

A Amazon deu destaque aos podcasts durante seu evento de upfront para TV. Embora não tenha promovido diretamente anúncios em podcasts, a Amazon se posicionou como uma plataforma publicitária de funil completo, alcançando 300 milhões de usuários por mês, com anúncios contextuais impulsionados por inteligência artificial que abrangem vídeo, áudio e comércio eletrônico. Leia Mais

Reuters sugere pouca adesão dos usuários à nova Alexa+ da Amazon

A Reuters discutiu em um artigo o lançamento da nova versão da assistente de voz Alexa+ da Amazon e a aparente falta de engajamento de usuários. Apesar de a Amazon afirmar que centenas de milhares de pessoas têm acesso, há pouca evidência pública de seu uso ou análises. Analistas sugerem que a Amazon pode ter anunciado o serviço prematuramente. A Reuters aponta que o desempenho da Alexa+ pode ser lento e, ocasionalmente, impreciso, apesar dos bilhões investidos pela Amazon no seu desenvolvimento desde 2014.Parte superior do formulárioParte inferior do formulário Leia Mais

CarPlay Ultra permitirá que a Apple controle como os motoristas acessam o rádio

O CarPlay Ultra é um sistema operacional para o carro que substitui todos os displays do painel. Ele cria uma interface consistente, projetada pela Apple, para todas as marcas e modelos. Os motoristas nunca precisam sair do ambiente Apple para checar mapas, ajustar o ar-condicionado ou até mudar a estação de rádio graças a novos aplicativos dedicados para essas funções. Leia Mais

Posts Relacionados
Mídia Clipping 2025 8
Mídia Clipping 2025 8

Mídia Clipping é um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco. Spotify está aumentando preços de...

Marketplace de Projetos

Aqui, você encontrará um portfólio de projetos comerciais publicados pelos veículos da indústria do conteúdo de áudio. Este é o marketplace de oportunidades para as marcas criarem parcerias em eventos, datas comemorativas, programas especiais e de linha.