O clipping da indústria do conteúdo de áudio
Esta é a tercera edição do MídiaClipping, um clipping de tecnologia e negócios com o que ocorrre de estratégico e mais relevante na indústria do conteúdo de áudio. Rádio, podcasts e streaming são o nosso foco.
Tópicos que mantêm você informado. Leia os títulos e saiba quais são os assuntos do momento, leia o resumo e tenha conhecimento dos pontos essenciais ou click no link e veja o conteúdo original de forma integral.
Executiva de agência diz que vendas programáticas ajudam a conectar podcasts a outros canais digitais
“O áudio é muito mais do que costumava ser”, diz Jen Soch, Diretora Executiva de Soluções de Canal na GroupM. Em uma entrevista para a Beet.TV, ela diz que, hoje em dia, a agência está analisando seus orçamentos de publicidade e considerando o áudio como um complemento ao que os clientes estão investindo em mídia digital e televisão conectada. Leia Mais
NPR recebeu mais de 500 podcasts de universitários para o seu concurso
Os concursos de podcasts da NPR são uma forma de despertar o interesse dos estudantes tanto pelo consumo como pela produção de conteúdo de áudio. A edição desta no do College Podcast Challenge recebeu mais de 500 produções. Leia Mais
Nielsen: o rádio é o meio de comunicação de massa número um em alcance nos EUA
Depois de ultrapassar a TV no ano passado, o rádio conta agora com uma audiência média 12% superior à da televisão entre os jovens de 18-49 anos. O rádio alcança 40% mais indivíduos nesta faixa etária do que a TV. O envolvimento diário com TV e rádio é quase idêntico, com média de pouco mais de uma hora. Leia Mais
O Apple Podcast adicionou o recurso de transcrição para os episódios
O aplicativo de podcasts da Apple adicionou o recurso de transcrição dos episódios. O novo recurso não apenas tornará o conteúdo acessível para pessoas com dificuldades auditivas, como também facilitará a navegação do ouvinte pelo episódio. Os usuários poderão ler o texto completo, buscar por uma palavra ou frase específica e tocar em trechos para reproduzir o podcast a partir daquele ponto. Conforme o episódio é reproduzido, cada palavra é destacada, facilitando o acompanhamento. Leia Mais
O Tidal reduziu o preço da assinatura para o mesmo patamar do Spotify
Enquanto o YouTube Music, Spotify e Apple Music aumentam seus preços, o serviço de streaming de música de alta qualidade Tidal está reduzindo o seu pela metade na tentativa de atrair assinantes. O serviço oferece agora um único plano, com preço de US 10,99, equivalente ao do Spotify (que não oferece a opção lossless). Leia Mais
Pesquisa mostra queda de 30% no uso do X/Twitter nos EUA
De acordo com o a pesquisa Infinite Dial, da Edison Research, em 2022 e 2023, 27% da população dos EUA relataram usar o Twitter. Em 2024, este percentual foi de apenas 19%, uma queda de 30% em relação aos anos anteriores. Leia Mais
Price Brothers anuncia serviço de anúncios em podcasts com voz clonada do comunicador
A Price Brothers anunciou o lançamento do seu serviço de publicidade contextual para anúncios lidos pelos apresentadores dos podcasts. A nova oferta combina o direcionamento dinâmico da mídia programática com a tecnologia de clonagem de voz. O resultado são anúncios mais eficazes ao adicionar contexto e relevância para aumentar o engajamento. Leia Mais
O Google Podcasts está sendo desativado em favor do YouTube Music
O Google Podcasts não estará mais disponível a partir abril. Como alternativa, em uma postagem em seu site, o Google sugere que os usuários comecem a ouvir os podcasts no YouTube Music. Nos últimos meses, houve várias atualizações no app YouTube Music para torná-lo mais amigável aos podcasts, incluindo permitir que os podcasters enviem seus programas apenas em áudio para o YouTube por meio de um feed RSS. Leia Mais
Indústria de podcasts pode estar atingindo seu nível de maturidade
A série histórica do número de novos podcasts lançados ano a ano mostra como o setor veio se expandindo de forma orgânica até o início da pandemia. Nesta época, houve um boom de novos podcasts com um pico de um milhão de lançamentos em 2020. Passado este período, o número de lançamentos voltou ao patamar pré-pandemia. Leia Mais
Tecnologia HLS+ de streaming para rádios oferece interatividade e consumo não-linear
A Super Hi-Fi está lançando o HLS+, uma tecnologia de streaming desenvolvida especialmente para o rádio que combina o consumo ao vivo e linear com o poder da interatividade e da personalização. Leia Mais
Rádio AM/FM continua dominando a audiência do conteúdo com publicidade
A pesquisa “Share of Ear” do quarto trimestre de 2023, mostrou que o rádio AM/FM detém uma fatia dominante de 68,3% do tempo de consumo de conteúdo de áudio com publicidade entre as pessoas com 18+ anos. Os podcasts ficam em segundo lugar, com 20,3%. No carro, os percentuais são de 85,8% para o rádio AM/FM e 7,3% para os podcasts, novamente em segundo lugar. Leia Mais
Cai o percentual de brasileiros que acreditam em notícias mas o Brasil ainda ocupa o quarto lugar dentre os países
Segundo pesquisa do Reuters Institute, de 2022 para 2023, o percentual de brasileiros que acreditam nas notícias caiu 5 pontos, chegando a 43%. Mesmo assim, o Brasil ainda ocupa a quarta posição dentre os países onde mais se acredita nas notícias, atrás da Finlândia (69%), Nigéria (57%) e Alemanha (43%). Leia Mais
Cerca de 9 em cada 10 americanos ouvem música por streaming
O percentual de americanos com acesso à internet que utilizam um serviço de streaming de música subiu de 56% em 2012 para 91% no ano passado. E mais da metade dos usuários da internet com mais de 13 anos pagam por streaming de música, relata o MusicWatch. O aumento do acesso móvel à internet impulsionou esta mudança – a maioria dos entrevistados afirma que deseja uma experiência de audição sem interrupções em todos os seus dispositivos. Leia Mais
Google perde na busca local para o Instagram e o TikTok entre a Geração Z
Embora o Google permaneça popular para buscas locais entre as pessoas mais idosas, o Instagram (67%) e o TikTok (62%) são os preferidos pela Geração Z. O Google fica em terceiro lugar (61%). Os dados são de um estudo da SOCi, empresa de automação de marketing e estratégia em redes sociais. Leia Mais
ElevenLabs adiciona a criação de efeitos a partir de prompts à sua plataforma de IA generativa
A ElevenLabs está adicionando um módulo de criação de efeitos sonoros a partir de prompts à sua plataforma de IA generativa para áudio. Para cada descrição em texto, são criadas cinco versões do efeito sonoro. Veja demonstrações no post. Leia Mais
Plataforma de IA da Suno cria músicas e jingles a partir de textos em segundos
Com a plataforma de inteligência artificial da Suno, qualquer um pode criar uma música simplesmente digitando uma descrição em texto. Ou ainda, um executivo de vendas pode criar, em segundos, um jingle para o seu cliente durante uma visita e fechar a veiculação na hora. Veja demonstrações no post. Leia Mais
Estudo mostra que anúncios no rádio AM/FM superam a TV em contexto e engajamento
Os resultados de um estudo dos pesquisadores de impacto emocional da Mediaprobe mostram que anúncios no rádio têm maior eficácia que na TV. “Para os anunciantes, isso significa que o contexto do rádio AM/FM para seus anúncios promove um maior engajamento do que o contexto da TV”, diz Pierre Bouvard da Cumulus Media. Leia Mais
Novas políticas do Apple Podcasts para uso de IA e conteúdo enganoso
As principais mudanças são que agora a empresa exige que o uso de IA seja claramente informado tanto no áudio quanto nos metadados – e a IA não pode ser usada de forma enganosa. A Apple também exige que as transcrições fornecidas pelo produtor reflitam com precisão e correspondam ao conteúdo do podcast. Leia Mais
YouTube começa a exigir que seja informado o uso de IA em certos casos
O criador do vídeo é obrigado a informar explicitamente se estiver usando IA para “fazer uma pessoa real dizer ou fazer algo que ela não disse ou fez”, “alterar imagens de um evento ou lugar real” ou “gerar uma cena realista que não ocorreu de fato”. Efeitos visuais (ou, presumivelmente, de áudio) não precisam ser declarados, da mesma forma que “conteúdo claramente irrealista”. Leia Mais
Novos chips da Qualcomm melhoram a performance de áudio no mobile
A Qualcomm lançou o S3 Gen 3 e o S5 Gen 3 para melhorar a performance de áudio em dispositivos móveis. A nova verão S3 Gen 3 acrescentou economia de energia e personalização aos seus recursos de áudio espacial, áudio lossless a 48KHz e tecnologia de cancelamento de ruído (ANC). Por sua vez, o S5 Gen 3 oferece alto desempenho com Snapdragon Sound e recursos de IA embarcados. Leia Mais
Voice-Swap quer ser uma agência para as vozes de inteligência artificial dos artistas
É um novo modelo de negócios. A Voice-Swap oferece vozes licenciadas de artistas para substituir a voz do cantor em uma determinada música. Como um karaokê reverso, a voz clonada do artista substitui a voz original do usuário. Veja uma demonstração no site da companhia. Leia Mais
Faturamento do rádio chega ao patamar de R$ 1 Bilhão em 2023
O balanço dos investimentos em publicidade em 2023 do Cenp-Meios mostrou que a televisão aberta recebeu a maior parte (39,6%) do bolo publicitário. A internet ficou em segundo lugar, mas está praticamente no mesmo patamar (38,2%). O rádio capturou 4,2% destes investimentos e cresceu seu share em 13,5% em relação ao ano anterior. Leia Mais
Audiência dos podcasts continua em crescimento no mercado americano
Com números sempre crescentes desde meados dos anos 2000, a pesquisa Infinite Dial 2024 mostrou que, hoje em dia, 84% dos americanos têm conhecimento dos podcasts, 67% já escutaram pelo menos um episódio, 47% haviam escutado algum episódio no mês que antecedeu a pesquisa e 34% haviam escutado algum episódio na semana anterior. Leia Mais
Smart speakers continuam sendo um dispositivo importante para o consumo de áudio
A pesquisa Infinite Dial 2024 mostrou que cerca de um terço da população americana possui ao menos uma smart speaker. Leia Mais
Caracol Televisión expande-se para o áudio com a novela “La Nocturna” no formato de podcast
A rede colombiana Caracol Televisión está voltando às raízes das radionovelas ao se associar com a reVovler Podcasts para produzir a novela La Nocturna em áudio. Leia Mais
OpenAI está lançando tecnologia de clonagem de voz para um público restrito
A tecnologia pode clonar a voz de uma pessoa usando apenas um clipe de áudio de 15 segundos dela falando. Mas por enquanto, a OpenAI está lançando seu “Voice Engine” apenas para parceiros selecionados. Veja demonstração na reportagem. Leia Mais