A partir deste mês, 10% dos usuários do site do New York Times, do seu aplicativo de notícias e do seu aplicativo de áudio terão acesso às novas narrações de artigos por vozes sintéticas geradas por inteligência artificial.
Incialmente, as narrações estarão disponíveis para 75% das páginas de artigos que o NYT publica, com planos de expandir eventualmente o recurso para todos os artigos publicados e todos os usuários do aplicativo.
Por enquanto, todos os artigos serão lidos pela mesma voz automatizada. No futuro, o NYT espera oferecer uma experiência mais personalizada, que poderia incluir dar aos usuários a opção de selecionar um estilo de narração de voz ou personalizar seu feed de artigos narrados.
O aplicativo do NYT terá uma nova aba “Ouvir” e apresentará os destaques do dia da redação em uma variedade de formatos, incluindo podcasts, programas exclusivos, artigos narrados e histórias lidas pelos repórteres que as escreveram.
A mudança ajudará a posicionar o NYT como uma das maiores empresas de notícias em áudio do mundo.
Em 2023, o NYT publicou 2.300 produções de áudio, incluindo podcasts, com a contribuição de mais de 600 repórteres. Seus podcasts foram baixados mais de 1 milhão de vezes, sendo o “The Daily” o podcast de notícias mais popular no Spotify. E o seu aplicativo de áudio alcançou a marca de 1 milhão de downloads.
Por enquanto, o NYT vê os artigos narrados como uma oportunidade para aumentar o engajamento com sua reportagem de notícias. Porém, conforme observa sua vice-presidente sênior e gerente geral de áudio e TV, Stephanie Preiss, o NYT poderia fazer deste conteúdo um outro destino para a publicidade em algum momento.
Fonte: Axios