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Nielsen: análise da audiência do rádio por formato mostra o total e o streaming não correlacionados

19/08/2024 | Podcasting, Rádio Online, Rádio OTA

O estudo trimestral The Record, conduzido pela Nielsen em conjunto com a Edison Research, avalia as tendências do consumo de conteúdo de áudio pelo público americano.

A edição do segundo trimestre de 2024 deste estudo mostrou que os americanos passaram quase 20% de cada dia ouvindo conteúdo de áudio, ou seja, 4 horas e 5 minutos de escuta diária em plataformas com e sem anúncios, como rádio, podcasts, serviços de streaming de música e rádio via satélite.

Fazendo um corte para os canais de áudio suportados por anúncios, o estudo mostrou que, neste trimestre, os ouvintes dedicaram 67% do seu tempo diário ao rádio, 19% aos podcasts, 11% aos serviços de streaming de áudio (com publicidade) e 3% ao rádio por assinatura via satélite. Entre os jovens de 18 a 34 anos, a participação do rádio no tempo de escuta aumentou de 45% no primeiro trimestre para 48% no segundo trimestre, enquanto os podcasts diminuíram ligeiramente de 37% para 35%. Entre os mais velhos, o rádio chega a representar cerca de três quartos do tempo diário.

O estudo também avaliou como a participação do público varia para os 15 principais formatos de rádio AM/FM com maior alcance nos EUA. Foram tabulados tanto os dados totais do rádio (que inclui tanto a recepção over-the-air quanto o streaming) como o caso isolado da escuta das rádios via streaming. Os gráficos a seguir mostram os formatos e o share em cada uma destas condições.

Interessante notar que o share do rádio total (OTA + streaming) não está correlacionado com o share do streaming. Ou seja, o share do streaming não pode ser tomado como parâmetro para avaliar a audiência total do rádio.

Isto pode ser facilmente constatado pela simples inspeção da tabela e do gráfico abaixo. Como se pode observar, além de não haver proporcionalidade entre o share total e o share no streaming, a ordem de classificação dos formatos não é a mesma nos dois casos – por exemplo, do share no streaming para o share no total, o All Sports passa da segunda posição para a sétima enquanto o Country passa de décima para a segunda colcação.

Mais detalhes do estudo podem ser vistos aqui.

Fonte: Nielsen / Edison Research

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