Um estudo publicado pela Accengage fez uma avaliação de como os usuários de apps nos dispositivos móveis se comportam diante das notificações automáticas.
Dois parâmetros serviram de base para a análise:
- Opt-in Rate: É a taxa percentual dos usuários que optam por receber notificações do aplicativo.
- Reaction Rate: É a taxa percentual dos usuários que clicam nas notificações.
Os seguinte resultados podem ser destacados:
- A taxa média de opt-in para notificações é de 43% nos dispositivos iOS e 100% nos dispositivos Android (no Android o opt-in é ativado automaticamente no download do aplicativo).
- Nos segmentos de entretenimento e mídia, as taxas de opt-in são de 44% e 42% respectivamente.
- O Brasil é o país com maior taxa de opt-in para notificações (47%).
- A “reaction rate”, a taxa média de reações às notificações, é de 12,2% nos dispositivos Android e 4,5% nos iOS.
- No segmento de entretenimento, esta taxa está próxima da média geral. Já o segmento de mídia, tem a menor taxa dentre os listados pela pesquisa.
- Contrária ao opt-in, a reaction rate no Brasil é a menor entre os países.
- Excluindo os jogos, a taxa de desinstalação de apps após um ano é de 33%.
Bem aceitas pelos brasileiros, as notificações podem ajudar a manter o ouvinte engajado e voltando com mais frequência ao app da emissora.
O infográfico abaixo ilustra os dados da pesquisa.
Fonte: Accengage / The Push Notification Benchmark for Mobile Apps – 2017 Edition